Oficina promove ‘contação de histórias’ para narrar grandes invenções de pessoas negras
Parte da programação especial do Novembro Negro do Espaço do Conhecimento UFMG, a oficina Invenção de pretos e pretas contará histórias sobre criações de pessoas pretas. Aberto para todos os públicos, a atividade acontece no dia 1°, sábado, e no dia 23 de novembro, domingo, às 15h. Os ingressos, limitados a 20 vagas, são emitidos duas horas antes do evento.
A oficina abordará as grandes invenções de pessoas pretas por meio da “contação de histórias”, com o objetivo de evidenciar a produção de conhecimentos historicamente invisibilizados na sociedade. “Na oficina, o público conhecerá histórias inspiradoras, como a de Alice Ball, pioneira no tratamento da hanseníase, e a de Taynara Alves, pesquisadora brasileira que criou um descontaminante capaz de purificar alimentos, retirando deles os metais pesados e agrotóxicos”, destaca o texto de divulgação.
Novembro Negro no Espaço do Conhecimento
O cronograma de atrações inclui uma oficina sobre grandes invenções de pessoas pretas, uma contação de histórias do continente africano, uma atividade sobre a presença da ancestralidade negra no hip-hop brasileiro, um encontro com o artista do slam Menino Jazz e uma roda de conversa sobre a resistência da cosmologia Yorubá na diáspora e nas religiões africanas. A programação integra o Novembro Negro UFMG, que, neste ano, se dedica à temática Epistemes, estéticas e subjetividades negras.
23 de novembro, 15h
Evento gratuito
Praça da Liberdade, 700 – Funcionários, Belo Horizonte