Festival de Inverno UFMG: Exposição Sertão Mundo celebra os 70 anos de Grande Sertão: Veredas
Sertão Mundo é relançada nos 70 anos de Grande Sertão: Veredas, reunindo arte, memória e diferentes travessias rosianas.
Nesta sexta-feira, 17 de julho de 2026, a equipe do Universo Literário trouxe a cobertura do relançamento da exposição Sertão Mundo. Nos 70 anos de publicação de Grande Sertão: Veredas, obra-prima de João Guimarães Rosa lançada em 1956, o Espaço do Conhecimento UFMG relança a exposição virtual Sertão Mundo. Criada originalmente em 2021, a mostra convida o público a percorrer diferentes sertões — geográficos, culturais, imaginários, simbólicos e afetivos — a partir dos múltiplos desdobramentos do universo rosiano.
Nesta entrevista, integrantes da curadoria, professora da Faculdade de Letras da UFMG Claudia Campos Soares e a professora do Instituto de Geociências da UFMG e Ex-Diretora do Espaço do Conhecimento UFMG Diomira Maria Cicci Pinto Faria, falam sobre o processo de criação de Sertão Mundo, as escolhas que orientaram a construção da exposição, as diferentes linguagens artísticas presentes no projeto e a atualidade dos diálogos entre literatura, arte e território provocados pela obra de Guimarães Rosa. A conversa aborda ainda os desdobramentos da mostra desde sua primeira abertura e a proposta de ampliar a própria ideia de sertão, aproximando a experiência rosiana das memórias, vivências e paisagens de cada visitante.
O relançamento integra a programação do 58º Festival de Inverno UFMG, que, em 2026, apresenta o tema Veredas das Artes e celebra Minas Gerais como território de criação, encontros e travessias.
Produção: Rebeca Kayra e Nico Prinz, sob orientação de Jaiane Souza