Estudantes criam aviões radiocontrolados capazes de realizar missões
No sexto episódio da série Equipes de Competição, a TV UFMG apresenta a Uai, Sô! Fly!!, equipe de estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais que, desde 1999, projeta e constrói aeronaves radiocontroladas para participar da competição SAE Brasil AeroDesign.
🏆 Ao longo de sua trajetória, a equipe conquistou quatro títulos nacionais e três títulos internacionais, tornando-se uma das equipes de aerodesign de maior destaque do país.
Em 2026, os estudantes participam da competição nas classes Regular e Micro. Na primeira, o desafio é desenvolver uma aeronave leve e capaz de transportar a maior quantidade possível de carga, além de desviar de um obstáculo durante a decolagem. Na Classe Micro, o avião precisa cumprir uma missão ainda mais específica: lançar uma carga durante o voo, com a queda amortecida por um paraquedas.
Mas, antes de ganhar os céus, cada aeronave passa por um longo processo de projeto, fabricação, testes e ajustes. Neste episódio, você acompanha como os estudantes trabalham no Centro de Estudos Aeronáuticos (CEA), na Escola de Engenharia da UFMG, e conhecem algumas das áreas envolvidas no desenvolvimento dos aviões.
Mais Episódios
-
Equipes de Competição #1: BAJA no coração, carros off-road na UFMG
-
Equipes de Competição #2: estudantes criam robôs para a indústria, projeto Autobotz
-
Equipes de Competição #3: estudantes projetam e desenvolvem carros de corrida
-
EQUIPES DE COMPETIÇÃO #4: carros de corrida 100% elétricos, projeto Tesla UFMG
-
Estudantes desenvolvem foguetes que ultrapassam 1000 metros de altura
-
Estudantes criam aviões radiocontrolados capazes de realizar missões