Acessibilidade e Inclusão
As ações para a acessibilidade e a inclusão na UFMG são guiadas por uma política institucional coordenada pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI). O Núcleo é responsável por propor, organizar, coordenar e executar ações que garantam a inclusão, eliminando ou reduzindo barreiras pedagógicas, arquitetônicas, de comunicação e de acesso à informação. O trabalho do NAI visa atender estudantes com deficiência em todos os níveis de ensino e servidores da UFMG, seguindo princípios como o conhecimento da população com deficiência, o acompanhamento direto dessas pessoas, o diálogo com outras instituições e parcerias internas para uma abordagem interdisciplinar.
Acolhimento às pessoas com deficiência
O papel do NAI envolve identificar obstáculos e facilitadores, implementar ações que promovam acesso, permanência, participação e pertencimento, e buscar mudanças nos espaços, horários, relações, procedimentos e processos do cotidiano universitário. O Núcleo oferece serviços e ações que visam garantir o pleno acesso às atividades da UFMG, que podem ser solicitados por pessoas com deficiência. Alguns serviços que podem ser solicitados ao NAI são:
- Produções de materiais didáticos em diversos formatos;
- Treinamentos para uso de tecnologias assistivas;
- Auxílios pedagógicos diversos;
- Monitorias específicas em diferentes áreas do conhecimento;
- Tradução e interpretação de Libras;
- Treinamentos para movimentação por rotas mais acessíveis nos espaços da UFMG;
- Transporte acessível no campus Pampulha para pessoas com deficiência motora ou mobilidade reduzida.
Solicitação de intérpretes de libras
O NAI oferece serviços de tradução e interpretação de Língua Brasileira de Sinais/Português para alunos e servidores surdos da UFMG. Os serviços envolvem as atividades de tradução e interpretação de atividades didático-pedagógicas, conversações, palestras, artigos, livros, textos diversos e demais interações orais e/ou escritas envolvendo pessoas surdas e não-surdas no âmbito da Universidade.
Transporte adaptado
O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) oferece serviço de transporte adaptado no campus Pampulha que atende exclusivamente alunos e servidores com deficiência motora e com mobilidade reduzida. O transporte é oferecido diariamente em período integral e, para o uso deste serviço, as pessoas interessadas devem entrar em contato com o NAI para avaliação e cadastro.
Inclusão na vida acadêmica
O acompanhamento desenvolvido pela UFMG visa reduzir e eliminar barreiras que estejam obstruindo a participação plena e efetiva, em igualdade de condições com as demais pessoas. O NAI dedica-se à eliminação ou redução de barreiras pedagógicas, instrumentais, arquitetônicas, de comunicação e informação, viabilizando e estimulando o cumprimento dos requisitos legais de acessibilidade.
Reserva de vagas para estudantes com deficiência
A UFMG adota reserva de vagas em seus processos de admissão nos cursos de graduação, conforme a Lei 13.409/16. Essa ação contribui para o aumento do ingresso de estudantes com deficiência na Instituição. Além disso, a Universidade conta com a resolução nº 02/2017, de 4 de abril de 2017, que dispõe sobre a Política de Ações Afirmativas da UFMG, garantindo que os programas de pós-graduação stricto sensu publiquem editais suplementares para o ingresso de pessoas com deficiência.
Cartão de Acessibilidade
Os estudantes da UFMG com deficiência podem solicitar ao Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) um documento oficial que indicará as suas demandas específicas de acessibilidade para participar das atividades acadêmicas em condições de igualdade. O “cartão de acessibilidade”, que o estudante poderá apresentar a gestores e professores, tem a função de complementar a comunicação do NAI com órgãos acadêmicos, docentes e servidores técnico-administrativos. As demandas específicas podem ser, por exemplo, autorização para a gravação de aulas, uso de tablet ou notebook em sala, realização de prova oral, em formato adaptado ou com tempo estendido, uso de tecnologias assistivas, mobiliários adaptados ou equipamentos de regulação sensorial, tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras), entre outras.
Para solicitar o cartão de acessibilidade, o estudante deve entrar em contato com o NAI, no telefone 3409-3927 ou por email nai@ufmg.br.
Regime Acadêmico Especial para Permanência (RAEP)
O Regime Acadêmico Especial para Permanência (RAEP) é um mecanismo institucional, registrado por meio de ocorrência acadêmica, que tem por objetivo favorecer o prosseguimento e permanência qualificada de pessoas e grupos mais vulneráveis que necessitam de suporte em razão de condições específicas. Ele permite a flexibilização de regras acadêmicas e a adaptação de estratégias e recursos pedagógicos, segundo as possibilidades operacionais e educativas da Universidade e necessidade do estudante.
Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão
As Formações Transversais são estruturas formativas organizadas em torno de grandes temáticas, que possibilitam aos estudantes o aprofundamento do conhecimento em uma perspectiva crítica e multifacetada. O objetivo geral da Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão é promover a discussão, a reflexão, a análise e a realização de trabalhos que focalizam a promoção da acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência, abrangendo os mais diversos espaços sociais e com contribuições de múltiplas áreas do conhecimento.
Licenciatura em Letras-Libras
A partir de 2019, a UFMG começou a oferecer o curso de licenciatura em Letras-Libras, um dos primeiros cursos de graduação na área no país. A formação oferece 30 vagas e os futuros profissionais atuarão no ensino de Libras tanto para pessoas ouvintes, que querem aprender a Libras como segunda língua, quanto para crianças surdas, que têm direito de fazer seu percurso escolar com disciplinas na sua língua materna, a língua de sinais.
Mais informações sobre os processos seletivos para o curso de Letras Libras podem ser encontrdas no site da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve).