Cursos de especialização em letramento e geoprocessamento recebem inscrições
Formações são abertas a professores da educação básica, agentes públicos e profissionais da área de desenvolvimento econômico e social regional
Com Setor de Comunicação da DEDD
A Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFMG está com inscrições abertas, até 16 março, para duas especializações: Alfabetização e Letramento e Geoprocessamento Aplicado à Gestão Pública Territorial. Os interessados devem preencher formulários eletrônicos disponíveis na página da Diretoria de Educação a Distância e Educação Digital da UFMG (DEDD).
Os documentos listados no item 4.1 dos editais de seleção devem ser anexados em um único arquivo, em formato PDF, com até 25 MB, nomeado com o nome do candidato. O resultado final dos processos seletivos, após a divulgação dos resultados preliminares, será publicado no dia 9 de abril. A seleção será realizada por ordem cronológica do recebimento das inscrições até o preenchimento das vagas ofertadas, e serão aprovados os candidatos que atenderem aos pré-requisitos dos processos, após análise da documentação enviada no ato da inscrição de acordo com os critérios definidos no Anexo I dos editais, que estão disponíveis on-line.
Alfabetização e letramento
Destinada a professores da educação básica, a formação é gratuita e semipresencial, com início previsto para maio. O processo seletivo ofertará 150 vagas, distribuídas igualmente entre os municípios de Barão de Cocais, Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Jaboticatubas e João Monlevade, que sediarão encontros presenciais e atividades práticas do curso.
A seleção é aberta, prioritariamente, a professores, coordenadores ou gestores atuantes na educação básica da rede pública e, excepcionalmente, a professores, coordenadores e gestores que trabalham na educação básica da rede privada. Não é necessário residir nesses locais para cursar a especialização, porém os selecionados deverão ter disponibilidade para comparecer aos polos quando necessário e arcar com os custos do deslocamento.
Ao se inscrever, o interessado deverá escolher uma opção de polo como preferência e indicar uma segunda opção, para o caso de haver necessidade de remanejamento conforme a disponibilidade de vagas. Ele deverá, ainda, selecionar o perfil ao qual deseja concorrer, de acordo com o item 2.1 do edital.
A especialização em Alfabetização e Letramento tem os objetivos de garantir o desenvolvimento profissional de professores que atuam nas escolas públicas, a fim de aprimorar as práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental do 1º e 5º ano, viabilizar a aprendizagem da leitura e da escrita das crianças mineiras matriculadas nesses séries e promover a progressão funcional dos profissionais da educação.
A maior maior parte do conteúdo da especialização será ministrada on-line, mas está prevista a realização de encontros presenciais para instrumentalização dos alunos com as tecnologias da informação e da comunicação empregadas na educação a distância. Além disso, oito atividades práticas ocorrerão no âmbito das disciplinas para coleta de dados visando à elaboração do trabalho de conclusão de curso.
O programa da especialização, que terá carga horária de 360 horas e duração de 18 meses, inclui disciplinas como Alfabetização e letramento na cultura escrita digital, Desenvolvimento e aprendizagem da escrita, Literatura e alfabetização e Escrita acadêmica.
Geoprocessamento aplicado à gestão pública territorial
Também gratuita e ministrada majoritariamente on-line, a especialização tem início previsto para maio. O processo seletivo ofertará 150 vagas, distribuídas igualmente entre os municípios de Araçuaí, Conselheiro Lafaiete, Lavras, Sabará e Sete Lagoas, que sediarão encontros presenciais e atividades práticas do curso.
A seleção é aberta, prioritariamente, a agentes públicos e profissionais da área de desenvolvimento econômico e social regional, preferencialmente em áreas de conhecimento do curso, com formação nas nas seguintes graduações: Geografia, Engenharia Florestal, Engenharia Civil, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Engenharia Ambiental, Engenharia de Computação, Engenharia Agrícola, Engenharia Agronômica, Geologia, Ciências Socioambientais, Ciências Econômicas, Ciências Biológicas.
Excepcionalmente, caso haja vagas, também poderão ser contemplados agentes públicos e profissionais da área de desenvolvimento econômico e social regional, em áreas de aderência, com formação em Arquitetura e Urbanismo e Sistemas de Informação. Profissionais de área afins e gestores que atuam em órgãos governamentais também podem se candidatar.
Não é necessário residir nos polos para cursar a especialização, porém os selecionados deverão ter disponibilidade para comparecer quando necessário e arcar com os custos do deslocamento. No ato da inscrição, o candidato deverá escolher uma opção de polo como preferência e indicar uma segunda opção, para o caso de haver necessidade de remanejamento conforme a disponibilidade de vagas. Ele deverá, ainda, selecionar o perfil ao qual deseja concorrer, de acordo com o item 2.1 do edital.
Ofertada pela primeira vez pela UAB na UFMG, a especialização em Geoprocessamento Aplicado à Gestão Pública Territorial tem o objetivo de oferecer capacitação em metodologias de análise do território focado em geotecnologias, com potencial de utilização pelo público, proporcionando atualização e aprimoramento do desempenho profissional no uso da inteligência territorial.
O curso terá a maior parte de seu conteúdo ministrado on-line, mas prevê encontros presenciais para instrumentalização dos alunos com as tecnologias da informação e da comunicação empregadas na educação a distância e para realização de atividades como avaliações, aulas práticas, seminários ou correlatos, tutoriais presenciais, orientações e atividades de laboratório.
O programa da especialização, que terá carga horária de 450 horas, divididas em quatro módulos, inclui disciplinas como Cartografia digital e geoprocessamento, Cenários e planejamento territorial, Geodiversidade e geossistemas de Minas Gerais e Cenários e planejamento territorial.
Mais lidos
Semana
-
Processo seletivo Sisu solta resultado da chamada regular; UFMG vai divulgar sua lista de classificados dia 2
Registro acadêmico na Universidade deverá ser feito de 2 a 5 de fevereiro; prazo para manifestação de interesse em participar da lista de espera termina também no dia 2
-
Capacitação Está aberta a ‘temporada’ de inscrições nas pós-graduações da UFMG
Maioria das pós stricto e lato sensu abrem inscrições no início do ano; atualmente, há oportunidades em áreas como engenharias, arquitetura, ciências agrárias, ciências florestais...
-
Processo seletivo Resultado da chamada regular do Sisu UFMG já está disponível
Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) da Universidade disponibiliza canais para esclarecimento de dúvidas
-
Processo seletivo Resultado da chamada regular do Sisu 2026 sai nesta quinta, 29
Candidatos devem manifestar interesse em participar das listas de espera até o dia 2, quando a UFMG também publicará sua lista de aprovados; registro acadêmico na Universidade será feito até o próximo dia 5
-
Programe-se UFMG aprova calendário escolar de 2026
Principais procedimentos e datas da rotina acadêmica estão estabelecidos em resolução do Cepe
Notícias por categoria
Ensino
-
Capacitação Está aberta a ‘temporada’ de inscrições nas pós-graduações da UFMG
Maioria das pós stricto e lato sensu abrem inscrições no início do ano; atualmente, há oportunidades em áreas como engenharias, arquitetura, ciências agrárias, ciências florestais...
-
Urbanismo Grupo da Escola de Arquitetura vence concurso destinado a revitalizar centro de cidade fluminense
Docente e graduandos integraram equipe liderada por professora da Uerj; intervenções propostas em Resende privilegiam o fluxo de pedestres e desestimulam a circulação de automóveis
-
Reconhecimento Estudantes da UFMG são premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática
Grupo conquistou cinco medalhas e duas menções honrosas
-
Direitos humanos Discussão sobre implantação de vagas trans avança na UFMG
Comissão que estuda diretrizes para a política LGBTQIAPN+ reuniu-se com Bruna Benevides, presidente da Antra, que traçou panorama sobre o tema no âmbito das Ifes
-
Alta performance Novo episódio de série da TV UFMG focaliza equipe de estudantes que projeta e constrói carros de corrida
Em 2025, projeto de extensão Horeb Energy Formula UFMG criou veículo que atinge 120 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos