Voltar para o Início Ir para o rodapé
Planejamento

Programa de preparação para a aposentadoria seleciona novos grupos para início em outubro

Em seis encontros presenciais na Fafich, participantes receberão suporte para traçar metas e estratégias de enfrentamento dessa transição

Carteira de trabalho digital e física
Projeto pensa em fatores que impactam no bem-estar dos participantes, como recursos físicos, financeiros e sociais
Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil

Projetar a aposentadoria pode gerar grandes sonhos, mas também receios de que esse momento talvez nem chegue. Estudos do Laboratório de Estudos Sobre Trabalho, Sociabilidade e Saúde (LETSS), do Departamento de Psicologia da UFMG, demonstram que as pessoas que se planejaram para a aposentadoria desenvolveram melhores recursos físicos, financeiros e sociais, fatores que impactaram a satisfação com essa fase da vida. O planejamento dessa etapa, portanto, torna-se essencial, sobretudo diante das mudanças recentes na legislação previdenciária.

Desde 2022, o LETSS realiza semestralmente um projeto gratuito destinado ao público interno e externo da UFMG com vistas à aposentadoria. A próxima edição do Preparando recursos para a aposentadoria, que terá início em outubro, está com inscrições abertas para seleção de novos participantes.

Destinado a trabalhadores em qualquer fase de sua carreira, o programa é baseado em teorias e pesquisas que confirmam resultados positivos desse tipo de iniciativa. Além disso, a proposta é continuamente avaliada, com evidências de melhoria no bem-estar dos participantes.

Acompanhamento
Para se inscrever, é preciso preencher o formulário eletrônico. Após a inscrição, começa o processo de acompanhamento dos participantes por meio de formulário em três momentos anteriores ao começo das atividades. Os trabalhadores receberão uma declaração de inscrição para justificar suas ausências no trabalho durante os dias dos encontros. Os participantes também receberão certificado de conclusão.

O projeto é parte de uma pesquisa da UFMG que avalia a qualidade dos PPAs. Para isso, ao aderir, o candidato concorda em colaborar com a construção de um programa de preparação para aposentadoria cada vez mais eficaz.

Encontros em grupo
Serão seis encontros presenciais, gratuitos e abertos ao público, conduzidos em grupo por facilitadores da graduação em Psicologia. Essas reuniões vão auxiliar os participantes a trabalhar as dificuldades e possibilidades dessa nova fase da vida.

Neste semestre, serão ofertados três grupos, em dois horários disponíveis: às segundas-feiras, das 9h às 12h (com início na sexta-feira, dia 3 de outubro), e às sextas-feiras, das 8h às 11h (início em 6 de outubro).

O projeto foi tema de reportagem da TV UFMG. Assista:

Categoria: Extensão

Mais lidos

Semana

Notícias por categoria

Escolha a categoria:
Extensão