Voltar para o Início Ir para o rodapé
Setembro verde

No Dia Nacional da Doação de Órgãos, HC anunciará retomada dos transplantes de pulmão

Evento neste sábado, dia 27, terá conversa com especialistas, troca de experiência e soltura de balões em celebração às centenas de vidas salvas

Com Assessoria de Comunicação do HC-Ebserh

Caminhada simbólica reunirá pacientes transplantados e em lista de espera, familiares, amigos e equipes médica e assistencial
Foto: divulgação | HC

Simbolizado pela cor da esperança, o Setembro Verde é marcado pela campanha de conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos. Neste sábado, dia 27, das 9h às 11h, o Hospital das Clínicas (HC) da UFMG reunirá pacientes transplantados e em lista de espera, juntamente com familiares, amigos e equipes médica e assistencial. A ação em frente à Faculdade de Medicina será marcada pelo anúncio oficial da retomada do transplante de pulmão, que estava suspenso há 11 anos.

Entre 1998 e 2014, foram realizados 24 procedimentos de transplante de pulmão em Minas Gerais. Após esse período, pacientes mineiros que necessitavam do órgão passaram a ser cadastrados em listas de espera em outros estados – Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Desde 2023, após anúncio do secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, o HC-UFMG tem realizado todas as etapas para retomada do serviço.

Neste ano, a unidade de saúde empreendeu um cuidadoso trabalho de preparação. Como parte dessa capacitação, em fevereiro, foi realizado um treinamento com cadáveres frescos congelados fornecidos pelo Vida após a vida, programa de doação de corpos para a ciência mantido pela Faculdade de Medicina.

Programação
A data escolhida para o anúncio é alusiva ao Dia Nacional da Doação de Órgãos. A programação ainda prevê conversa com especialistas, café musical, depoimento dos pacientes e troca de experiências entre transplantados e pessoas em lista de espera, além do Caminhantes, tradicional caminhada simbólica, como forma de dar visibilidade e fortalecer a corrente de esperança e solidariedade. Haverá ainda uma soltura de balões, simbolizando as centenas de vidas salvas pela instituição.

A ação ocorrerá na Praça do Encontro do Campus Saúde, localizada na avenida Alfredo Balena, 190, bairro Santa Efigênia.

Referência
Segundo o superintendente do HC-UFMG, professor Alexandre Rodrigues Ferreira, a instituição é um dos principais centros transplantadores de órgãos e tecidos de Minas Gerais. De janeiro a agosto deste ano, o HC-UFMG realizou 124 transplantes: 25 de córnea, 40 de medula óssea, 19 transplantes de rim, 28 de fígado e 12 de coração.

Público e 100% SUS, o Hospital das Clínicas da UFMG é referência em patologias de média e alta complexidade. A unidade de saúde, que integra a Rede Ebserh desde 2013, também promove a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Categoria: Saúde

Mais lidos

Semana

Notícias por categoria

Escolha a categoria:
Saúde