Homenageados são destaque em

diversas atividades profissionais

s ex-alunos agraciados com a Medalha de Honra da UFMG, no dia 6 de dezembro, atuam em áreas díspares - da Biologia Molecular ao Direito, passando pela Literatura, Química, Medicina Veterinária, Música e Política. Alguns tiveram uma formação acadêmica diferente do campo em que hoje se destacam, como o artista plástico Amilcar de Castro, graduado em Direito. Outros dedicam-se a mais de uma atividade, como o prefeito Célio de Castro, que reserva as manhãs de segunda-feira para atender pacientes em seu consultório médico.

A idade é outro fator que caracteriza a heterogeneidade do perfil dos agraciados. O mais velho é o dentista e ambientalista Hugo Werneck, ex-jogador de basquete do Minas Tênis Clube, que completará 82 anos em março de 2001. Já o "mascote" da turma é o cientista Emmanuel Dias Neto, 33 anos, graduado há apenas 11, integrante da equipe responsável pelo seqüenciamento do genoma da Xylella fastidiosa, bactéria causadora da praga do amarelinho, que infecta os laranjais do interior de São Paulo. Mas há pelo menos um traço que une essas 15 personalidades: todas nasceram em solo mineiro. Os homenageados foram escolhidos por 12 unidades acadêmicas e pelo reitor Francisco César de Sá Barreto. Confira.

 

Vilmar Evangelista de Faria - indicação do Reitor

Formado em Sociologia e Política e Administração Pública pela Face, em 1964, o sociólogo Vilmar de Faria é chefe da Assessoria Especial do Gabinete do Presidente Fernando Henrique Cardoso. Tem pós-graduação no Chile e pós-doutorado em Harvard. Suas áreas de especialização são estudos urbanos e de população, estrutura social e emprego, políticas públicas, teoria social e métodos e técnicas de pesquisa. É professor titular do departamento de Ciências Sociais do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Nasceu em Belo Horizonte e tem 59 anos.

 

Nilmário Miranda/Fafich

O deputado federal Nilmário Miranda (PT) é formado em Comunicação Social pela UFMG, em 1979. Dois anos depois, concluiu, também na Fafich, o mestrado em Ciência Política. Em 1986, foi eleito deputado estadual. Em 1990, elegeu-se deputado federal pela primeira vez. Foi apontado pelo Departamento Intersindical de Avaliação Parlamentar (Diap), em 1999, como um dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Sua atuação prioriza a defesa dos direitos humanos. Autor da lei que criou a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. Nasceu em Belo Horizonte. Tem 53 anos.

 

Geruza Helena Borges/Faculdade de Educação

Pedagoga e escritora formada na turma de 1968. Autora e ilustradora de livros didáticos e infantis, como O Presépio do Pipiripau, ganhador de vários prêmios e recomendado pela Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil. Também foi premiada com as coleções Asa Branca, sobre o folclore e artesanato nordestinos, Arco-Íris e Alecrim Dourado, apontada como o melhor livro informativo para crianças na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, em 1975. Nasceu em Coqueiral (MG) e tem 54 anos.

 

Aluísio Pimenta/Faculdade de Farmácia

Formado na turma de 1945, mestre em Química Orgânica pela USP e doutor em Química Orgânica e Biológica pela UFMG. Foi reitor da UFMG entre os anos de 1964 a 1967. A partir de 1969, atuou como consultor, gerente e diretor do Banco Interamericano de Desenvolvimento, tendo participado da implantação de mais de 40 universidades na América Latina e no Caribe. Em 1985, foi ministro da Cultura. Voltou à academia em 1991 como reitor da Universidade Estadual de Minas Gerais, onde permaneceu até 1998. Nasceu em Peçanha (MG). Tem 77 anos.

 

Amilcar de Castro/indicação do Reitor

Graduado em Direito pela UFMG, em 1945. Na Escola de Arquitetura e Belas-Artes de Belo Horizonte, estudou desenho e pintura com Guignard e escultura com Franz Weissmann. Foi signatário, em 1959, do Manifesto Neoconcreto. Na mesma época, desenvolveu o projeto gráfico do suplemento cultural do Jornal do Brasil, que revolucionou a imprensa brasileira. Participou de várias exposições, como a de São Paulo (53 a 89), do Salão Nacional de Arte Moderna do Rio de Janeiro (67) e I Bienal de Artes Visuais do Mercosul, realizada em Porto Alegre, em 1997. Nasceu em Paraisópolis (MG). Tem 80 anos.

 

Eduardo Dias Santiago/Escola de Veterinária

Formado em Medicina Veterinária, em 1971, Eduardo Santiago é empresário com expressiva atuação na área de reprodução e inseminação artificial de gado de corte. Foi diretor de empresas como a Tourampola Central de Inseminação Artificial e a Central de Inseminação Artificial - Cabana da Ponte, em Itororó, Bahia.

Atuou como consultor e assistente técnico em diversos projetos agropecuários de inseminação artificial em gado de corte no Brasil, ministrou cursos de treinamento e formação de mão-de-obra especializada e participou de projetos de pós-graduação da Escola de Veterinária. Nasceu em Tocantins (MG). Tem 54 anos.

 

José Israel Vargas/indicação do Reitor

O cientista José Israel Vargas é formado em Química pela UFMG na turma de 1952. Pesquisador de renome internacional, já ocupou vários postos de destaque na área de ciência e tecnologia. Foi membro da Comissão Nacional de Energia Nuclear (63-64), presidente da Fundação João Pinheiro (75-76), secretário estadual de Ciência e Tecnologia (77-79). Ocupou interinamente o Ministério das Minas e Energia e foi ministro da Ciência e Tecnologia nos governos Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. É embaixador junto à Unesco. Tem 72 anos e nasceu em Paracatu (MG).





Busca no site da UFMG




Nº 1302 - Ano 27 - 06.12.2000