Nelson Salomé de Oliveira/Escola de Música

Graduado em composição pela Escola de Música, em 1985, é compositor de projeção nacional. Na UFMG, também especializou-se em Musicologia Histórica Brasileira, enquanto na Universidade Federal do Rio de Janeiro fez mestrado em música brasileira. É vice-diretor da Escola de Música da Universidade Estadual de Minas Gerais. Com a obra Elaborações foi premiado no I Concurso Nacional de Composição para Orquestra da UFMG. Suas composições foram executadas na XII Bienal de Música Brasileira Contemporânea, no Rio de Janeiro, em 1997. Nascido em Baependi, tem 50 anos.

 

Hugo Eiras Furquim Werneck/Faculdade de Odontologia

O cirurgião dentista Hugo Werneck, formado na turma de 1938, exerceu a profissão durante 54 anos. Sensibilizado com o desmatamento provocado pela exploração de carvão, transformou-se num dos principais expoentes do movimento ambientalista de Minas Gerais. Foi um dos criadores da Fundação Biodiversitas e preside a Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte. Atuou também como representante da sociedade no Conselho Universitário da UFMG. Nasceu em Belo Horizonte e tem 81 anos.

 

Murilo Bastos da Cunha/Escola de Ciência da Informação

Murilo da Cunha é mestre em Administração de Bibliotecas pela Escola de Biblioteconomia da UFMG (1978). Na década de 80, fez doutorado e pós-doutorado na Universidade de Michigan (EUA).

Professor titular da UnB, atua, desde a década de 70, em importantes entidades nacionais e internacionais da área de Ciência da Informação, como a American Library Association (ALA/USA); a American Society for Information Science (ASIS/USA) e a International Library Science Honor Society. Nasceu em Tombos (MG) e tem 54 anos.

 

Carlos Mário da Silva Velloso/Faculdade de Direito

Formado em Direito pela UFMG, em 1963, é presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Foi professor da PUC/MG, UFMG e Universidade de Brasília (UnB). Foi ministro do Tribunal Federal de Recursos (78-89), do Supremo Tribunal de Justiça (89/90) e do Tribunal Superior Eleitoral (85/87), para o qual retornou em 1992, exercendo sua presidência de 94 a 96. Nascido em Entre Rios de Minas (MG), tem 64 anos.

 

Emmanuel Dias Neto/ICB

Pesquisador do projeto Genoma do Câncer, Dias Neto formou-se em Ciências Biológicas pelo ICB, em 1989. É mestre pela Fundação Oswaldo Cruz e doutor pelo ICB. Conquistou prêmios de projeção nacional e internacional, como o Juan March de Estudios e Investigaciones Travel Award, o Jovem Talento em Ciência da Vida (1997), como o estudante brasileiro de pós-graduação de melhor currículo na área de Bioquímica e Biologia Molecular, e o Mérito Científico e Tecnológico do Estado de São Paulo, pela participação no seqüenciamento completo de Xylella fastidiosa. Mineiro de Belo Horizonte, tem 33 anos.

 

Antônio Salustiano Machado/ICEx

Secretário estadual de Ciência e Tecnologia, é graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1974), com mestrado em Química pelo ICEx (1978) e doutorado pela Universidade de Paris XI.

Empresário do setor de Ciência e Tecnologia, Salustiano Machado é fundador da Quiral Química do Brasil, primeira indústria brasileira de base tecnológica do setor químico-farmacêutico. Também é presidente da Biorgânica, orientador do curso de pós-graduação em Química da UFMG e consultor ad-hoc da Fapemig, CNPq e Finep. Nasceu em Boa Esperança (MG). Tem 49 anos.

 

Laís Corrêa de Araújo/Faculdade de Letras

Graduada em Letras Neolatinas na turma de 1945 da antiga Faculdade de Filosofia, é uma das mais expressivas figuras da literatura moderna brasileira. Poetisa, ensaísta, cronista e tradutora, conquistou importantes prêmios literários, como o Thomas Mann, o Emílio Moura e o Cidade de Belo Horizonte, este por duas vezes.

Foi cronista da revista O Cruzeiro e dos jornais Estado de Minas e O Estado de São Paulo e ajudou a fundar o Suplemento Literário do Minas Gerais. É autora, entre outros, dos livros Clips, Caderno de poesia, O signo, Cantochão e Decurso de Prazo. Nasceu em Campo Belo (MG). Tem 73 anos.

 

Célio de Castro/Faculdade de Medicina

Médico formado pela UFMG, em 1958, Célio de Castro trabalhou durante 37 anos no Hospital de Pronto-Socorro de Belo Horizonte. Deputado federal por dois mandatos, foi vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Social de Belo Horizonte entre os anos de 92 e 96, além de ter sido um dos principais articuladores da criação do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 1996, elegeu-se prefeito da capital mineira, sendo reeleito nas últimas eleições municipais. Nasceu em Carmópolis (MG). Tem 68 anos.





Busca no site da UFMG




Nº 1302 - Ano 27 - 06.12.2000