Busca no site da UFMG




Nº 1391 - Ano 29 - 10.04.2003


 

 


Mestrado-sanduíche

A Comissão Fulbright e a Turner Broadcasting System abriram inscrições para bolsas de estudos de mestrado-sanduíche nos Estados Unidos, destinadas a mestrandos brasileiros em Comunicação/Jornalismo ou Educação.

Para concorrer a uma vaga, o aluno de mestrado deverá ter cumprido o equivalente a um ano de créditos, ter aprovado o seu projeto de tese, comprovar fluência em inglês e conhecimentos em informática. Com duração de 12 meses, a bolsa oferece os seguintes benefícios: bolsa-manutenção (1,3 mil dólares por mês), auxílio profissional (800 dólares), auxílio-instalação (800 dólares), passagem aérea de ida e volta para os Estados Unidos e seguro-saúde. As inscrições encerram-se no dia 16 de maio, e o formulário está disponível na página www.fulbright.org.br. Mais informações na Diretoria de Relações Internacionais pelos telefones 3499-4401 e 3499-4025.



Inclusão digital

O projeto de inclusão digital da UFMG ganhou a adesão do Portal Universia Brasil. Em visita à reitora Ana Lúcia Gazzola, na semana passada, a diretora do Portal, Maria Voivodic, comprometeu-se a colaborar com a instalação do Centro de Acesso à Informação Digital (Caid), oferecendo uma sala com computadores e outros equipamentos para uso dos estudantes. “Queremos estreitar relações com as universidades e ajudar a combater a exclusão digital”, afirmou Voivodic. Também participaram do encontro o diretor de Tecnologia da Informação da UFMG, professor Márcio Luiz Bunte de Carvalho, e o diretor de Parcerias e Novos Negócios do Universia, Marcos Guimarães.

O Portal Universia (www.universiabrasil.net) oferece serviços e conteúdos para o meio acadêmico, com o objetivo de facilitar a troca de informações. No Brasil, o Universia é parceiro de 127 instituições de ensino superior.

Villa-Lobos para crianças
O Grupo de Percussão da Escola de Música, coordenado pelo professor Fernando Rocha, entrou em estúdio para gravar o CD Villa-Lobos e os brinquedos de roda, produzido pela Escola de Música e pelo Centro Pedagógico (CP), com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Com produção executiva do professor Eugênio Tadeu, do CP e coordenador do projeto Pandalelê - Laboratório de Brincadeiras, o disco será lançado durante o 6o Encontro da canção infantil latino-americana e caribenha, programado para o período de 8 a 17 de agosto. O disco traz peças recolhidas e adaptadas do cancioneiro infantil brasileiro por Heitor Villa-Lobos, algumas ainda não registradas em gravações comerciais. Além do Grupo de Percussão da UFMG, o Coral Infantil da Fundação Clóvis Salgado participa das gravações.

Quarta Doze e Trinta
A apresentação do espetáculo de dança Aquarela Brasileira, do Grupo Sarandeiros, retoma, no próximo dia 27, às 12h30, na Praça de Serviços do campus Pampulha, o programa Quarta Doze e Trinta. A montagem retrata a diversidade cultural do país, através de ritmos como Congo, Coco, Carimbó, Xote, Maracatu, Boi-Bumbá e Calango. No mesmo dia, às 20h30, o Sarandeiros apresenta, no auditório da Reitoria, a montagem Memórias de meio milênio, leitura artística dos 500 anos do Brasil, que, em 2000, recebeu os prêmios Sesc/Sated e da Amparc.

A programação do Quarta Doze e Trinta está fechada até o final de maio. Entre as atrações, o violeiro Chico Lobo, a cantora Ana Cristina e o Coral Ars Nova da UFMG.

Mundo do trabalho
O Núcleo de Estudos sobre Trabalho Humano (Nesth) e a Rede Unitrabalho realizam, nos dias 24 e 25 de abril, o seminário A UFMG, o Mundo do Trabalhador e a Inclusão Social. Com a presença de especialistas de diversas universidades brasileiras, o evento discutirá o processo de flexibilização curricular da UFMG, o papel da interdisciplinaridade na formação do profissional e mecanismos de inclusão no mundo do trabalho. Mais informações pelo telefone 3499-5069 ou por e-mail: nesth@fafich.ufmg.br.