Busca no site da UFMG




Nº 1423 - Ano 29 - 22.1.2003


Faculdade de Odontologia tem novo diretor

professor Ricardo Santiago Gomez, do departamento Clínica, Patologia e Cirurgia, assumiu na última sexta-feira, dia 16, o cargo de diretor da Faculdade de Odontologia. A cerimônia de posse foi realizada no saguão da Unidade e teve como atração a execução ao violino do Hino Nacional Brasileiro pelo então diretor pró-tempore Vagner Rodrigues Santos.

À frente da Faculdade de Odontologia, Ricardo Santiago Gomez diz que pretende trabalhar pela melhoria do relacionamento acadêmico e profissional entre professores, funcionários e estudantes. "Queremos, inclusive, investir no aperfeiçamento das condições de trabalho na Escola", afirma o professor, citando a necessidade de implantação de um projeto de conforto térmico no prédio da Unidade para reduzir os efeitos do calor.

O novo diretor também deseja, em conjunto com o colegiado de graduação, identificar as causas do desempenho insatisfatório da Unidade na última edição do Provão. A graduação em Odontologia recebeu conceito "C". "Temos ótimos professores, um corpo técnico muito qualificado e alunos selecionados por um vestibular dos mais concorridos. Por isso, precisamos saber onde estão as nossas deficiências e o que podemos fazer para melhorar", defende o diretor, que está aguardando os resultados detalhados do Provão 2003 para iniciar essa avaliação. Gomez também defende que seja feito um trabalho junto aos alunos de Odontologia para mostrar-lhes a importância de uma avaliação. "Quando eles são mal avaliados, a instituição também sofre os efeitos desse processo", argumenta o diretor.

Recursos
A nova gestão da Faculdade de Odontologia quer, ainda, aumentar a captação de recursos através da abertura de novas frentes de prestação de serviços. O professor Ricardo Gomez cita como exemplo o convênio de assistência odontológica com o Tribunal de Contas de Minas Gerais. "É uma experiência que pode ser ampliada, já que os custos para a Faculdade são mínimos e os resultados, muito bons", conta o professor, que também defende a ampliação dos cursos de especialização.
Outro projeto do novo diretor é o de aproveitar melhor as dependências físicas do prédio da Faculdade de Odontologia, através, por exemplo, da oferta de novos serviços – mais caixas eletrônicos, por exemplo – e do aluguel de áreas para a abertura de lojas de produtos odontológicos.

Trajetória acadêmica
Ricardo Santiago Gomez formou-se em Odontologia pela UFMG em 1988. Três anos depois, concluiu mestrado em Anatomia Patológica pela Faculdade de Medicina e, em 1994, tornou-se doutor em Patologia Bucal pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP). O novo diretor é membro do Comitê Assessor da Fapemig, na área de saúde, e do Comitê Multidisplinar de Saúde do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisador na área de Patologia Bucal, Santiago Gomez já publicou 54 artigos em periódicos internacionais e orientou 31 dissertações de mestrado e teses de doutorado.

 


Simpósio discute deficiência física

Na arte, no esporte e em múltiplos ofícios profissionais, portadores de deficiência física demostram seu enorme poder de superação. Os obstáculos do corpo não impedem sua competência na realização de atividades diversas. As necessidades, as habilidades e os problemas de tais pessoas no dia-a-dia serão discutidos, dia 26 de janeiro, a partir das 9 horas, no auditório da Reitoria, durante o Simpósio D´Eficiências, organizado pelo departamento de Psicologia da Fafich. Além de mesas-redondas com professores da UFMG e representantes de entidades envolvidas com o tema, o evento contará com uma série de apresentações artísticas.

Entre os objetivos do Simpósio, está a idéia de estimular o debate sobre necessidades específicas dos portadores de deficiência. Além disso, será a oportunidade para despertar o interesse da comunidade universitária em relação ao tema. "É o momento de mostrarmos como a deficiência é apenas mais uma das características de determinadas pessoas, o que não as impede de serem eficientes em outros aspectos", ressalta a estudante de Psicologia da UFMG, Liliane Camargo, presidente do Grupo Retina Minas, ONG que busca dar apoio e divulgar informações aos portadores de doenças degenerativas da retina.

Na lista dos palestrantes, encontram-se portadores de deficiência física com grande atuação social, entre eles o vereador Arnaldo Godoy. Quanto às apresentações artísticas, o público terá a oportunidade de conferir a desenvoltura de deficientes com talentos específicos. É o caso dos bailarinos do Defdance, que possuem dificuldades auditivas, da dançarina de tango Carla Barrio, portadora de atrofia nos braços, e do cantor Zé Carlos, portador de deficiência visual.