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O site de cinco milhões de acessos
Nos últimos 13 meses, portal
da UFMG recebeu 4,8 milhões
de visitas;
436 mil só
em julho passado
urante o mês de julho, o portal da UFMG recebeu 436 mil aces- sos. O número de internautas à procura de informações sobre a Instituição aumentou cerca de 90% se comparado ao mesmo período do ano passado (veja gráfico). Para se ter uma idéia, a página eletrônica da Instituição é
atualmente visitada, a cada dia, por uma média de 14 mil pessoas. Estes índices estão diretamente ligados a ações implementadas pelo Centro de Comunicação (Cedecom) com o intuito de aprimorar a prestação de serviços às comunidades interna e externa e consolidar a internacionalização da Universidade.
Ao longo do último ano, o site da UFMG recebeu, em média, 300 mil acessos mensais. Mas a soma dos 13 últimos meses – de julho de 2003 a agosto de 2004 – chega a 4,8 milhões. Entre os fatores que resultaram na elevação da procura ao portal, destaque para a inauguração de versões da página em espanhol e inglês, o investimento em conteúdo e a permanente atualização de material jornalístico – na página de notícias e nos endereços eletrônicos da revista Diversa e da TV UFMG.
A diretora do Cedecom, professora Maria Céres Pimenta, ressalta que a Internet é um espaço onde as pessoas não só absorvem informações, mas também realizam atividades diversas: “Nosso portal estimula a interatividade e conta com ampla gama de serviços, a exemplo das matrículas em cursos e da inscrição ao Vestibular”.
Outro fator que contribuiu para a ampliação do número de acessos é, na opinião de Maria Céres, a seriedade com que o Cedecom busca trabalhar informações e inovações da página. “Temos grande responsabilidade com a comunidade. A credibilidade do site é maior quando ele funciona de modo prático e adequado”, afirma a diretora, que destaca outra importante função da página: municiar a imprensa brasileira de informações científicas. “O site é referência para os jornalistas, que buscam nele sugestões para para novas pautas”.
Visibilidade
Para o webdesigner Luis Carlos Rubino de Oliveira, do Cedecom, a divulgação permanente de informações da Universidade tem atraído número cada vez maior de internautas. “Reformulamos a página eletrônica de notícias, o que aumenta a visibilidade da Instituição entre os públicos interno e externo”, afirma. Dados recolhidos pelo setor de Web do Cedecom, nos últimos 13 meses, revelam também que os serviços ampliam a procura pelo site de forma significativa. Além do portal da UFMG, os endereços eletrônicos mais procurados são os da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) e a página de cursos de graduação, pós-graduação e extensão.
Apesar dos elevados índices de acesso, a diretora do Cedecom diz que ainda há muito por fazer, principalmente no que tange à reformulação dos sites de determinadas unidades acadêmicas. “O Cedecom presta assessoria institucional à universidade como um todo, a partir de demandas que nos são apresentadas”, sugere Maria Céres.