![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
|
![]() |
![]() |
|||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
|||
![]() |
||||
![]() |
![]() |
|||
![]() |
![]() |
Primeira
página![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Segunda
página ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Terceira
página![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Quarta
página ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Quinta
página ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Sexta
página ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Setima
página ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Oitava
página ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Edições
Anteriores ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
|||
![]() |
Geriatria
A UFMG realiza, entre os dias 16 e 18 de setembro, e de 21 a 23 de outubro seu I Curso Introdutório em Geriatria e Gerontologia, dirigido a profissionais e estudantes de Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Enfermagem e Terapia Ocupacional.
O uso de drogas anti-envelhecimento, o tratamento médico de idosos e os diversos enfoques enfoques da Gerontologia, ciência que estuda os problemas biológicos, sociais e econômicos de pessoas da terceira idade estão entre os temas do curso.
A promoção é do Núcleo de Geriatria e Gerontologia da Faculdade de Medicina. Inscrições no Cenex da Unidade (av. Professor Alfredo Balena, 190, sala 9002). Mais informações pelo telefone (31) 3248-9644.
Homenagem
A professora Regina Helena Alves da Silva, diretora do Centro Cultural UFMG, recebeu, no dia 3 de setembro, o Grão-Colar do Mérito Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte. A homenagem é uma iniciativa da vereadora Neila Batista (PT), que indicou a professora pelos serviços prestados a Belo Horizonte e pelo trabalho desenvolvido à frente do Centro Cultural junto à comu-nidade.
Cada vereador indica uma personalidade para receber o título, principal honraria do Legislativo Municipal. Outras 42 personalidades foram homenageadas.
Editoras universitárias
Editoras universitárias de 12 instituições de ensino superior do Brasil vão expôr sua produção editorial durante a 1a Feira de Livros Universitários da UFMG, que acontece de 12 a 15 de setembro, dentro da programação do 2o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. A feira será montada em estandes na Praça de Serviços, e algumas editoras venderão seus livros com descontos de até 50%. Participarão da feira as editoras da UFMG, das universidades de São Paulo (USP), de Campinas (Unicamp), Estadual Paulista (Unesp), Estadual de Londrina (UEL), Católica de Goiás (UCG), de Brasília (UnB) e federais do Rio de Janeiro (UFRJ), do Paraná (UFPR), de Juiz de Fora (UFJF), da Paraíba (UFPB) e da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Segurança eletrônica nas bibliotecas
Até o final do ano, as 28 bibliotecas da UFMG poderão contar com o sistema de segurança eletrônica. O dispositivo, que já existia nas bibliotecas da Fafich e do campus Saúde, foram instalados semana passada na nova sede da Faculdade de Farmácia e no Instituto de Geociências (IGC). Agora, o sistema está sendo instalado nas unidades da Escola de Engenharia e na Faculdade de Direito.
Com o dispositivo, todos os livros recebem fitas magnéticas, que devem ser desmagnetizadas ao realizar o empréstimo. Caso isso não ocorra, o alarme é acionado na saída da biblioteca, detectando o furto. “O objetivo é proteger os acervos de livros em circulação e de obras raras da biblioteca”, diz Simone dos Santos, diretora da Biblioteca Universitária. O investimento é de R$ 840 mil. Os recursos vieram do programa CT_Infra, contemplando projeto apresentado pela Pró-Reitoria de Planejamento.
Mala de leitura é premiada
O projeto Mala de Leitura, coordenado pelas professoras Mírian Carneiro, Mônica Dayrell, Clenice Griffo e Narrinam Conde, do Centro Pedagógico da UFMG, recebeu menção honrosa no 9o Concurso da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. O concurso, que na última edição apresentou mais de mil projetos inscritos, premia as melhores iniciativas de promoção de leitura junto a crianças e jovens. Os prêmios, três primeiros colocados e duas menções honrosas, serão entregues, ainda este mês, no 6º Salão do Livro Infantil e Juvenil, no Rio de Janeiro. O projeto ganhador do primeiro prêmio é da Fundação Oswaldo Cruz, do Rio de Janeiro.
Uma mala carregada de sonhos e magia. Assim, Mírian Carneiro resume o projeto, criado em 1997. As professoras percorrem bibliotecas, creches e escolas levando uma mala com cerca de 100 livros de estilos variados. “Nosso trabalho se divide em dois momentos igualmente especiais: a leitura das histórias, que prende a atenção dos ouvintes e encanta crianças e adolescentes, e o contato direto com os livros, em que eles têm liberdade para mexerem na mala, lendo aquilo que mais lhe interessarem”, conta a professora.
Iniciação Científica
Uma delegação de 22 bolsistas de iniciação científica da UFMG participou, no início de setembro, em Curitiba, do encontro anual de pesquisa da Associação de Universidades Grupo de Montevideo (AUGM). Realizado na Universidade Federal do Paraná, o evento reuniu professores e estudantes das 17 universidades associadas ao Grupo Montevideo com o objetivo de apresentar trabalhos em 18 linhas temáticas.
Participaram da delegação estudantes cujos trabalhos foram selecionados na 12ª Semana de Iniciação Científica da UFMG, realizada em setembro de 2003.
A viagem foi custeada pela UFMG, com o envio de um ônibus institucional e a concessão de bolsa de R$ 250 para cada aluno. Também foram a Curitiba a professora Conceição Bicalho, da Escola de Belas-Artes, e os funcionários Maria Isabel Rios e José Palhares, da Pró-Reitoria de Pesquisa.
Legenda: O pró-reitor de Planejamento, Ronaldo Pena, e o diretor de Tecnologia da Informação, Márcio Bunte, testam o sistema na Faculdade de Farmácia