Busca no site da UFMG

Nº 1728 - Ano 37
28.02.2011

Quinze empresas vão ocupar o BH-Tec

Primeiro prédio tem inauguração prevista para junho

Da redação

O Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec) escolheu as 15 empresas que vão ocupar o primeiro prédio do empreendimento, com inauguração prevista para junho deste ano. As empresas são Usiminas, St. Jude Medical Brasil, Labtest Diagnósticos, Ecovec, Labfar, Mundus Carbo, Zunnit, I-Vision, Samba Tech, Takenet, Siteware, Enacom, ATI, Neocontrol e IEBT – Instituto para o Desenvolvimento de Empresas de Base Tecnológica.

De acordo com o diretor-presidente do BH-Tec, Ronaldo Pena, essas empresas vão se instalar em cerca de 2.500 metros quadrados do prédio, que tem cinco andares dedicados a escritórios, auditório e salas de reunião, mais quatro andares (4500 metros quadrados) de garagem.

O prédio está sendo construído com recursos do governo de Minas Gerais. No mês que vem, o BH-Tec promoverá chamada pública para reunir empreendedores imobiliários visando à construção de novas unidades. Para Ronaldo Pena, reitor da UFMG na gestão 2006-2010, a entrada das primeiras empresas marca etapa fundamental do empreendimento. “Chegamos a essa fase depois de grande esforço de diversas instituições e pessoas. Agora, vamos continuar avançando para confirmar a certeza de que o BH-Tec será referência mundial na promoção de convivência de empresas de base tecnológica”, ele disse.

Confira o perfil das empresas

• Centro de Tecnologia da Usiminas

Empresa-âncora do BH-Tec, seu objetivo é desenvolver um centro de referência tecnológica em minério de ferro.

• St. Jude Medical Brasil

O negócio da empresa é a produção de equipamentos médicos, sobretudo na área cardiovascular, como válvulas cardíacas artificiais (biológicas e mecânicas) e dispositivos de eletroestimulação (marca-passo).

• Labtest Diagnósticos

Desenvolve produtos e tecnologias para diagnósticos in vitro: reagentes, kits diagnóstico e equipamentos para laboratórios de análises clínicas. Pretende desenvolver kits próprios, visando à substituição de importações.

• Ecovec S.A.

Desenvolve soluções em vigilância epidemiológica para a saúde pública, com foco na dengue. No BH-Tec, vai prestar serviços de diagnóstico por biologia molecular para análise viral nos mosquitos coletados semanalmente pelo Monitoramento Inteligente da Dengue.

• Labfar

Holding que se organizou para desenvolver novos fármacos e formulações, prestar serviços de ensaios pré-clínicos e em modelos animais e gestão da propriedade intelectual.

• Mundus Carbo

Empresa mineira de prestação de serviços na área ambiental. Desenvolve projetos de sustentabilidade com foco na redução das emissões de gases de efeito estufa, inventário desses gases e consultoria em tecnologias ambientais voltadas para a economia de baixo carbono.

• Zunnit

Oriunda do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, pretende desenvolver localizadores de conteúdos na internet.

• I-Vision

A empresa emprega alta tecnologia no desenvolvimento de câmeras inteligentes e algoritmos embarcados para “visão de máquina”.

• Samba Tech

Atua na área de tratamento de dados e provimento de serviços de aplicação para a internet. Está focada no gerenciamento e distribuição de vídeos online, utilizando o conceito de logística digital.

• Takenet

Ligada ao segmento de Serviços de Valor Agregado (SVA) para telefonia celular, trabalha como provedora de serviços multimodais, integrando dados, conteúdo, voz e vídeo às operadoras de telefonia, empresas, anunciantes e patrocinadores.

• Siteware

Atua no desenvolvimento de sistemas para melhoria contínua no modelo de gestão por resultados. Desenvolve soluções para gestão de resultados em mineração.

• Enacom

Sua atividade agrega conhecimentos oriundos de atividades de pesquisa, feita, em grande parte, pelos próprios sócios. A empresa demonstra preocupação com propriedade intelectual, tendo obtido alguns registros de software.

• ATI Automação, Telecomunicação e Informática

Atua em pesquisa, desenvolvimento, industrialização e comercialização de equipamentos eletroeletrônicos de automação e de telecomunicações.

• Neocontrol

Desenvolve linha de produtos para automação residencial com excelente relação custo-benefício.

• Instituto para o Desenvolvimento de Empresas de Base Tecnológica (IEBT)

Presta serviços nas áreas de gestão, treinamento e investimento. Suas atividades envolvem assessoramento para pré-incubação e incubação de empresas, elaboração de planos de negócios, tomada de decisões estratégicas e captação de recursos. Realiza também planejamento e implementação de sistemas de gestão da inovação em empresas.