Busca no site da UFMG

Nº 1733 - Ano 37
11.04.2011


KULLDORFF NA UFMG

Martin Kulldorff, professor do Department of Population Medicine, da Harvard Medical School, é o expositor convidado para seminário e workshop que o Departamento de Estatística do ICEx realiza neste mês na UFMG. Os eventos são abertos ao público, mas para participar é preciso fazer inscrição, postando mensagem no blog lesteseminarios.blogspot.com.

Kulldorff é reconhecido pelo desenvolvimento do software gratuito SaTScan (satscan.org) de análise de conglomerados espaciais, temporais e espaço-temporal, utilizado em todo o mundo na gestão de informações sobre epidemias, meio ambiente e geologia, entre outras áreas. Suas pesquisas contam com parceria do Departamento de Estatística da UFMG. O seminário será no dia 15 e o workshop, em 18 e 19 de abril.

SENTIMENTOS EM RETORNO

Maria Rita Kehl reabre nesta sexta-feira, 15 de abril, o ciclo de conferências do programa Sentimentos do Mundo da UFMG. Psicanalista e escritora, a intelectual vai abordar a questão O mundo por escrito. “Um tema óbvio”, como registra Kehl, mas, como pergunta, “o que podemos saber do mundo a não ser a partir das mensagens que ele nos escreve? Escrevemos, cantamos, contamos histórias, para tentar dar forma ao sentimento do mundo que, sem isso, nos aniquilaria”, registra.

A conferência, aberta ao público, terá início às 10h30, no auditório da Reitoria. Maria Rita Kehl é doutora em psicologia pela PUC de São Paulo e poeta. Mais informações pelo telefone (31) 3409-6408 e pelo site www.ufmg.br/sentimentosdomundo.

CAPITAL DO RADÔNIO

O pesquisador Zildete Rocha, do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), é o responsável no órgão – e não orientador, como informou o BOLETIM em sua última edição – pelo estudo que resultou na dissertação de mestrado Distribuição da concentração de radônio em residências e outras construções da Região Metropolitana de BH, defendida por Talita de Oliveira Santos.

O trabalho foi apresentado junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências e Técnicas Nucleares, vinculado ao Departamento de Engenharia Nuclear da Escola de Engenharia da UFMG. No mesmo departamento, está lotado o professor Arno Heeren de Oliveira, orientador da dissertação.

BEETHOVEN E BEN JOR

O concerto do Duo Kreutzer, com a pianista argentina Mirta Herrera e o violinista alemão Goetz Hartmann, abre a série de atrações musicais desta semana no campus Pampulha, dentro da programação do Quarta Doze e Trinta. O repertório inclui Beethoven (Sonata OP. 12 n° 2), De Falla (Suite populaire espagnole), Piazzolla (Squalo e Oblivion) e Ginastera (Pampeana). Aberto ao público, o evento será às 12h30 desta quarta-feira, 13, no auditório da Reitoria, no campus Pampulha.

No dia seguinte, 14 de abril, será a vez da música popular brasileira levantar o público, com show dançante em tributo a Jorge Ben Jor feito por Luiz Rocha, DJ Palomita e outros músicos convidados. Canções consagradas como Chove chuva, Os alquimistas estão chegando, País tropical, Taj-Mahal e Que pena, estão no roteiro da festa. A apresentação, parte do programa Uma Tarde no Campus, acontecerá na Praça de Serviços, às 17h30, com entrada gratuita.

CIÊNCIA E DENGUE

O projeto Barômetro promove nesta quinta-feira, dia 14, em sua segunda edição, debate sobre o papel da ciência no combate à dengue e o impacto das estratégias de prevenção e controle. Para discutir o tema foram convidados Mauro Martins Teixeira, médico, professor do ICB e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Dengue, e a dona de casa aposentada Ana Lúcia Zenha Cordeiro.

Para participar, os interessados devem se inscrever pelo endereço ddc-secretaria@proex.ufmg.br. O evento acontece às 20h, no Centro Cultural UFMG (avenida Santos Dumont, 174) e será transmitido em tempo real pela Rádio UFMG Educativa. Ouvintes e internautas podem enviar perguntas e comentários pelo site www.ufmg.br/radio. Mais informações pelos telefones 3409-4427 e 3409-1091.

ESTACIONAMENTOS NO CAMPUS

A propósito da matéria Locus da Gentileza, publicada na página 4 da última edição, seguem as seguintes correções: