Busca no site da UFMG

Nº 1810 - Ano 39
4.3.2013

marketing polÍtico

Capacitar profissionais de áreas como administração, comunicação social e ciências sociais para atuar no desenvolvimento, supervisão e análise de campanhas políticas e eleitorais é o intuito do curso de especialização em Marketing Político: Mídia, Comportamento Eleitoral e Opinião Pública, que está com inscrições abertas até 14 de março.

Direcionado também a políticos, analistas de pesquisas e técnicos de nível superior com atuação ou interesse nas áreas de mídia, processos e campanhas eleitorais, o curso promove a interpretação de fenômenos políticos e pesquisas de opinião pública, análise de estratégias e cenários, compreensão da lógica da comunicação e dos discursos disseminados pelos veículos.

Com 40 vagas, a especialização terá início no dia 22 de março, no campus Pampulha, com aulas quinzenais às sextas-feiras, das 18h40 às 22h10, e aos sábados, das 8h30 às 17h. Mais informações pelo telefone (31) 3409-3823 e pelo endereço marketingpolitico@uol.com.br.

conto premiado

O professor da UFMG Evaldo Balbino é o vencedor do Prêmio Nacional de Literatura da Academia de Letras da Bahia – Conto 2012, com o original Amores oblíquos, cuja publicação pela editora 7Letras é parte da premiação. Amores oblíquos marca a estreia de Balbino no universo do conto. Há menos de um ano, seu livro de crônicas Móbiles de areia (Amirco, 2012) foi publicado com chancela e fomento da Secretaria de Cultura de Minas Gerais. No mesmo ano, Balbino lançou o seu segundo livro de poesias, Filhos da pedra (Nelpa, 2012).

Concorrendo com 76 outros originais, oriundos de 13 estados, Amores oblíquos destacou-se, segundo a comissão julgadora, “pela densidade psicológica dos personagens em contos que transitam em torno da temática amorosa”. Balbino tem graduação, mestrado e doutorado pela UFMG, onde atua como professor de Língua Portuguesa no Centro Pedagógico.

educaÇÃo ambiental

Miguel Aun
Francisco Barbosa: capacidade adaptativa das cianobactérias

O Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) recebe, até 16 de março, inscrições para a terceira edição de Seminário de formação de educadores, que será realizado de 25 a 27 de março. A intenção é qualificar alunos de graduação da Universidade para participação nas atividades de extensão referentes ao Programa de Educação Ambiental e Patrimonial. São oferecidas 40 vagas, e as inscrições, gratuitas, devem ser feitas com o envio do currículo (preferencialmente Lattes) para o endereço coordmonitor@mhnjb.ufmg.br.

A programação inclui atividades de exploração de espaços expositivos, dinâmicas de mediação e oficinas, com apoio de técnicos em educação e docentes que desenvolvem projetos institucionais e que integram o quadro de servidores do Museu. O seminário conta ainda com a participação de especialistas em atividades educativas, proporcionando troca de experiências e promovendo debate em torno de novas perspectivas sobre as ações de extensão.

ufmg jovem

Alunos de licenciatura da UFMG e de escolas de educação básica de Minas Gerais podem enviar trabalhos, até 28 de maio, para a 14ª edição da feira de ciências UFMG Jovem, que será realizada de 3 a 5 de julho, na Praça de Serviços do campus Pampulha. O tema do evento está alinhado à chamada que a Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) faz para o Ano Internacional de Cooperação pela Água.

Serão selecionados e apresentados até 50 trabalhos técnico-científicos voltados para a discussão de tecnologias que visem à cooperação e ao compartilhamento dos recursos hídricos no planeta. Mais informações pelo email ddc-conhecimentoparatodos@proex.ufmg.br e pelos telefones (31) 3409-4427 e 3409-4428.

ciÊncia sem fronteiras

Até 5 de abril, estão abertas as inscrições para o Programa Ciência sem Fronteiras, que, nessa chamada, contemplará Áustria, Bélgica, China, Finlândia e Irlanda. Os alunos da UFMG devem submeter suas candidaturas em formulário próprio disponível na plataforma MinhaUFMG, em data a ser divulgada posteriormente. O candidato também deve preencher o formulário disponível no site www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/graduacao1.

O estudante deve ter nacionalidade brasileira, ser aluno de excelência (conforme os critérios da sua instituição), além de ter que apresentar, no ato da inscrição, comprovante de proficiência na língua do país de destino.

A UFMG já enviou, por meio do programa, cerca de 300 alunos para o exterior. Os principais destinos são Estados Unidos, Portugal e Espanha.

revalidaÇÃo de diplomas

O edital do processo de revalidação de diplomas de graduação expedidos por universidades do exterior pode ser acessado no site da Pró-reitoria de Graduação da UFMG

(https://www2.ufmg.br/prograd/). As inscrições, que serão feitas exclusivamente pela internet, vão de 12h de 18 de março até 23h59 de 11 de abril de 2013 (horário de Brasília). O edital inclui os 52 cursos reconhecidos na UFMG, inclusive Medicina. O envio da documentação do processo à Universidade deve ser feito de 12 a 19 de abril por meio dos serviços de encomenda expressa dos correios (Sedex).

Os requerentes que participaram do processo do ano passado e que tiveram seus pedidos indeferidos podem solicitar o aproveitamento da documentação já enviada em 2012, como parte da revalidação de 2013, desde que declarem essa opção no campo específico do formulário online e efetuem as demais etapas necessárias.