Busca no site da UFMG

Nº 1850 - Ano 40
03.02.2014

Geração Sisu

Pela primeira vez, UFMG recebe calouros aprovados pelo processo seletivo unificado do MEC

Laís Ferreira

Os calouros que começam esta semana sua trajetória acadêmica na UFMG integram a primeira geração de egressos pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), adotado nacionalmente por 59 universidades federais. Na manhã do dia 20 de janeiro, enquanto aguardava sua vez na fila do registro acadêmico, a estudante Giovana Zoboli Semabukuro, 18 anos, aprovada no curso de Medicina e natural de São Bernardo do Campo, em São Paulo, explicou o motivo de ter escolhido a UFMG. “De todas as faculdades que usaram o Enem, a UFMG me pareceu a melhor”, opinou.

A adesão à nova modalidade foi fator primordial para a participação de muitos alunos de outros estados no processo seletivo. O paulista Felipe Teijeiro, 21 anos, calouro de Medicina, nunca havia feito vestibular na UFMG e elogiou o Sisu. “Com ele, gente do Brasil inteiro pode prestar vestibular em qualquer estado”, destacou.

A Universidade vê com bom olhos a nova modalidade de ingresso. “A UFMG está se tornando cada vez mais competitiva”, observa a pró-reitora de Graduação, Antônia Vieira Soares Aranha, numa alusão às elevadas notas de corte nas provas do Enem. Para a pró-reitora, o possível crescimento do número de alunos oriundos de outros estados obrigará a Universidade a conferir maior atenção às políticas de permanência. “Precisamos aumentar rapidamente as vagas na moradia estudantil”, exemplifica. Segundo o professor Seme Gebara Neto, presidente da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), a UFMG está preparada para enfrentar o cenário que se desenha: “A Universidade possui orçamento e planejamento para arcar com possíveis mudanças no auxílio mobilidade e assistência”.

Vida acadêmica

A assistência estudantil é um dos temas que serão abordados durante a programação geral de recepção aos calouros. Organizado pela Pró-reitoria de Graduação, o evento conta com palestras, apresentações e atividades culturais realizadas por dirigentes da UFMG e representantes estudantis. Nesta segunda-feira, 3 de fevereiro, a professora Antônia Vitória fará explanação sobre as conexões entre ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação, com esclarecimentos sobre as diversas possibilidades de atuação.

Laís Ferreira
Giovana Zoboli: opção pela UFMG
Giovana Zoboli: opção pela UFMG

Os calouros se reunirão em quatro locais: os auditórios da Reitoria e os Nobre, I e II do Centro de Atividades Didáticas I (CAD I). Da Reitoria, o reitor Clélio Campolina Diniz fará uma breve saudação aos novos alunos, enquanto no CAD o pronunciamento ficará a cargo da professora Antônia Vitória. Em todos os espaços, será exibido vídeo com informações sobre o funcionamento das áreas acadêmicas da Universidade e as oportunidades oferecidas em áreas como assistência estudantil e intercâmbio.

A programação da recepção será cumprida nos turnos da manhã (das 9h às 11h) e da noite (das 19h às 21h), mas a participação nas atividades não corresponde, necessariamente, ao turno em que o novo estudante está matriculado. No encerramento da programação geral, a banda Orfeu e os Alquimistas se apresenta na Praça de Serviços. Formada por dois ex-estudantes da UFMG, Giovanni Gontijo, doutor em Química, e Anderson Lobo, graduado em História, a banda interpreta repertório diversificado, com canções de Ednardo, Milton Nascimento, Alceu Valença e André Abujamra, além de composições próprias. Lobo considera a UFMG “uma ótima vitrine para divulgação de projetos culturais e artísticos” e recomenda ao estudante que interaja “o máximo possível com o universo de conhecimento e cultural que lhe é disponibilizado”.

No segundo dia da recepção, 4 de fevereiro, os alunos terão atividades específicas organizadas pelas coordenações de seus cursos. As informações podem ser consultadas na aba de cada curso disponível na página www.ufmg.br/prograd. No de Psicologia, por exemplo, o colegiado recebe os alunos com a palestra História do Departamento de Psicologia da UFMG, que integra a programação dos 50 anos da área.

O campus Montes Claros também preparou sua programação. Responsável pela coordenação de ensino no Instituto de Ciências Agrárias, o professor Flávio Pimenta informa que os calouros serão levados de ônibus para conhecer os laboratórios e estruturas acadêmicas da unidade, numa atividade denominada de campus tour. Mais informações no site www2.ufmg.br/prograd/.