Busca no site da UFMG

Nº 1918 - Ano 42
02.11.2015

acontece

'peneirada' no cte

Neste sábado, 7, das 9h às 15h, o Centro de Treinamento Esportivo (CTE) realizará mais uma seleção de talentos para provas de atletismo, com corridas de velocidade (50m), salto em distância, lançamentos de pelota (150kg) e corridas de fundo (mil metros). Podem participar do processo jovens de ambos os sexos, com idade entre 12 e 16 anos. Cada interessado deve comparecer ao CTE com roupa adequada para a prática de atividade física.

Os jovens selecionados receberão atendimento profissional gratuito no período de sua escolha (das 8h às 10h30 ou das 16h às 18h). Os destaques receberão convite para integrar a equipe vencedora de Atletismo APCEF-CTE da UFMG. O CTE está localizado na Rua Alfredo Camarate, s/nº, Pampulha. Mais informações sobre a seleção podem ser obtidas pelos telefones (31) 3409-2326 e 3409-2325 e pelo e-mail.

política de saúde mental

Reunião com a presença da vice-reitora Sandra Goulart Almeida, no último dia 26, abriu oficialmente os trabalhos da Comissão de Saúde Mental da UFMG, que deve apresentar proposta de política de saúde mental para a Universidade em maio de 2016, na Quarta Semana de Saúde Mental e Inclusão Social.

A comissão transdisciplinar é formada por professores do Departamento de ­Psicologia, da Faculdade de Medicina e da Escola de Enfermagem, além de servidores e representante do corpo discente.

mobilização comunitária

Termina no próximo dia 19 o prazo de inscrições para o curso Diagnóstico Participativo e Mobilização Comunitária, que será oferecido nos dias 20 e 21 deste mês, na Fafich. A formação aborda o envolvimento das populações beneficiadas por políticas públicas, programas e projetos, as formas de consulta, envolvimento e mobilização das comunidades nas diversas etapas de um projeto social. As inscrições devem ser feitas no site da Fundep, onde estão disponíveis informações sobre o curso.

biomedicina

Estão abertas, até o próximo dia 19, as inscrições para o 3º Simpósio Acadêmico de Biomedicina da UFMG, que será realizado nos dias 20 e 21 deste mês, na Faculdade de Farmácia, campus Pampulha.

As inscrições para ouvintes devem ser feitas pela internet. O prazo para submissão de resumos se encerra no próximo dia 8.

Assim como nas edições anteriores, serão discutidos temas pertinentes ao campo de atuação do profissional biomédico e de interesse da comunidade acadêmica. Além de palestras e mesas-redondas, o evento terá minicursos e apresentação de trabalhos.

apoio a eventos

Eventos de interesse técnico, científico, esportivo e artístico propostos por servidores técnico-administrativos e professores da UFMG podem ser inscritos até as 17h do dia 10 de novembro, para a última entrada do ano do edital do Programa de Apoio Integrado a Eventos (Paie). Podem concorrer eventos com custo máximo de R$ 3 mil, com realização para janeiro a abril de 2016. As propostas devem ser encaminhadas à Secretaria do Paie, localizada na Pró-reitoria de Extensão, 6º andar do prédio da Reitoria, campus Pampulha. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-3215 e no edital disponível.

Não serão analisados projetos de cursos de extensão, graduação, pós-graduação ou semelhantes, que deverão pleitear outras modalidades de financiamento. O resultado será divulgado no dia 30 de novembro.

O Paie oferece apoio à realização de eventos acadêmicos nas diferentes áreas do conhecimento. No edital 2015, foram aprovados 54 projetos com recursos das pró-reitorias acadêmicas (graduação, extensão, pesquisa e pós-graduação).

Erramos

país partido

Um problema no coletor de dados da base de informações analisada pelo professor Pedro Vaz de Melo, do Departamento de Ciência da Computação, resultou na publicação de números errados em seu artigo How many political parties should Brazil have? A data-driven method to assess and reduce fragmentation in multi-party political systems, tema da reportagem de capa da edição 1.917 do Boletim.

O número de votações analisadas pelo sistema foi de 744 mil e não 2,4 milhões, como registram o artigo e a própria reportagem. E o número ideal de partidos, segundo sua análise, passaria a variar de 5 a 13 e não de 4 a 11. “Por causa desse erro no coletor, várias votações foram registradas mais de uma vez”, explicou o professor.

O problema também influiu ligeiramente no cálculo de dados percentuais citados na reportagem, mas não afeta a conclusão essencial do estudo – um número muito menor de partidos seria suficiente para representar politicamente o conjunto de forças sociais brasileiras.

O professor Vaz de Melo informa que já enviou a versão corrigida do artigo – disponível no repositório Arxiv– para a revista Plos One, que a publicará em breve. A matéria já foi corrigida na versão on-line do Boletim.