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Nº 1931 - Ano 42
07.03.2016
Zirlene Lemos*
Uma abordagem sobre as estratégias de comunicação do conteúdo científico relacionado com a prevenção da dengue está no livro A dengue na mídia: divulgação, comunicação e educação em ciências, organizado pela diretora de Divulgação Científica da UFMG, Silvania Nascimento, e pelas pesquisadoras Polyanna Lobo Caetano e Mara Regina Batista.
A obra, lançada pela Editora Fino Traço, em parceria com o INCT-Dengue, é parte de estudo multicêntrico desenvolvido nos estados da Bahia, do Mato Grosso do Sul, de Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco e no Distrito Federal. A pesquisa envolve quase 20 pesquisadores parceiros. "Foram analisados materiais informacionais, campanhas publicitárias e ações educativas veiculadas pelos governos federal e estaduais. Investigamos as práticas discursivas desses conteúdos e testamos indicadores de comunicabilidade e aprendizagem do material pedagógico", explica Silvania.
Segundo a organizadora, os resultados da análise mostram que as campanhas educativas são mais eficientes, e as crianças assimilam melhor os conteúdos, mas seu poder de mudança é limitado, pois o máximo que conseguem alcançar é o universo familiar: "Também identificamos a inexistência de convergência de discursos entre a mídia nacional e a regional. Enquanto as campanhas locais optaram pela 'metáfora do terror' ('a dengue mata'), a campanha federal chamava a população a colaborar, a mobilizar-se e a agir em conjunto", diferencia.
O livro também mostra um aspecto importante, que, de acordo com a diretora, mudou os rumos da campanha nacional. "Anteriormente, as mensagens traziam muitos argumentos, conteúdo denso e direcionado a diversos públicos. Com base nos resultados do levantamento, o governo federal segmentou a campanha nacional, e cada peça trabalha em uma perspectiva; há uma para a mobilização dos agentes de saúde, outra para crianças, outra para a população em geral", comenta a titular da DDC.
A publicação está disponível na Nuvem de Livros, biblioteca virtual acessada mediante assinatura com custo mensal de R$ 9,90. Seu acervo está disponível no site.
*Assessora de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão