Busca no site da UFMG

Nº 1956 - Ano 42
12.09.2016

acontece

cid velloso

Morreu na última sexta-feira, 9 de setembro, o professor Cid Velloso, reitor da UFMG na gestão 1986-1990. Ele tinha 79 anos e sofreu uma hemorragia no abdômen. Seu corpo foi velado no sábado, 10, no saguão do prédio da Reitoria, no campus Pampulha.

"Era uma pessoa muito generosa e apaixonada pela UFMG, e a esta Instituição dedicou sua vida", comentou o reitor Jaime Ramírez. "Democrata e conciliador, soube valorizar os órgãos colegiados superiores e conduziu com maestria a contribuição da UFMG à Constituição Federal de 1988".

Mineiro de Piumhi, Cid Velloso graduou-se em 1961 na Faculdade de Medicina da UFMG, na qual também se tornaria professor e ocuparia os cargos de vice-diretor e diretor da Faculdade de Medicina. Foi um dos fundadores da Caixa de Assistência à Saúde da Universidade (Casu), plano de saúde criado em 1993 para atendimento à comunidade da UFMG. Como assessor da Secretaria de Saúde de Minas Gerais, implantou, no biênio 1995-1996, o Programa Saúde da Família.

Cid Velloso era casado com a professora Roseni Rosangela Chompré, ex-diretora da Escola de Enfermagem, e deixou quatro filhos e três netos.

Leia mais sobre a trajetória do professor no Portal UFMG.

mostra das profissões

O campus Pampulha vai receber, neste sábado, 17, das 9h às 18h, na Mostra das Profissões, milhares de estudantes do ensino médio em busca de informações sobre os cursos de graduação oferecidos pela Universidade. Em salas interativas e por meio de palestras, a Mostra apresenta objetos de estudo, campos de atuação, perspectivas do mercado de trabalho e perfil profissional referentes a cada curso, com o intuito de orientar futuros universitários em suas escolhas. Realizada desde 2004, a Mostra adotou formato virtual em 2011 e, há dois anos, retomou o presencial.

O visitante pode baixar o aplicativo Mostra UFMG, disponível para os sistemas operacionais iOS e Android, que disponibiliza mapas do campus, catálogo virtual e vídeos sobre os cursos e possibilita a avaliação das salas interativas. O QR Code do aplicativo está disponível no site. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 3409-4562 e 3409-6472 e no site.

ufmg jovem

Cinquenta trabalhos de alunos dos ensinos fundamental e médio de Minas Gerais serão apresentados, de 15 a 17 de setembro, na Praça de Serviços, durante a 17ª edição da UFMG Jovem. A feira é aberta a alunos e professores do ensino fundamental e médio e estudantes dos cursos de licenciatura. A expectativa é de que o público ultrapasse os mais de dois mil visitantes registrados no ano passado.

No dia 15 de setembro, ocorrem a abertura do evento e o credenciamento dos participantes a partir das 13h. Nos dias 16 e 17, das 8h às 17h, serão realizadas as exposições dos trabalhos pelos alunos em estandes na Praça de Serviços. Ao fim do evento, a comissão avaliadora classificará os melhores trabalhos, cujos autores receberão bolsa de iniciação científica júnior.

terapia ocupacional

Conferências e mesas-redondas com pesquisadores de diversas áreas do conhecimento compõem a programação da 2ª Jornada de Terapia Ocupacional, que discutirá, nos dias 7 e 8 de outubro, no campus Pampulha, temas como espaço e cotidiano, processos criativos, trabalho e saúde, neurociências, processos e produtos, numa perspectiva transdisciplinar.

O evento é promovido pelo Programa de Educação Tutorial (PET), do curso de graduação em Terapia Ocupacional da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO). Mais informações podem ser obtidas no site, no qual devem ser feitas as inscrições.

ginástica aeróbica

A seleção brasileira de Ginástica Aeróbica participou do Campeonato Sul-Americano de Ginástica Aeróbica, em Bogotá (Colômbia), de 23 a 29 de agosto, com um grupo de 15 atletas. Desses, sete fazem parte da Ginástica Aeróbica da UFMG, que treinam na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO).

Os atletas da UFMG conquistaram seis medalhas de ouro e uma de prata, nas oito provas que disputaram. "Acreditamos que estamos cumprindo o papel da Universidade de propiciar formação complementar aos nossos acadêmicos e um projeto de extensão que oferece qualidade e eficiência à comunidade. Estamos muito felizes com isso", avalia a treinadora da equipe, professora Kátia Lemos.

mulheres na gestão universitária

A administração pública sob a perspectiva feminina será discutida nesta semana (15 a 17), no Instituto Casa da Glória, em Diamantina, no 2º Fórum Mulheres na Administração Universitária, organizado pelas professoras Bya Braga e Márcia Machado, diretoras da Escola de Belas-Artes e do Instituto de Geociências, respectivamente.

Com o tema Compromissos e convívios na educação pública universitária: bem comum, pluralidade e autonomia sob a perspectiva feminina, a programação inclui grupos de trabalho e conferências das convidadas Nilma Lino Gomes, ex-ministra das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos, e Valéria Kemp, ex-reitora da Universidade Federal de São João del Rei.

As organizadoras fazem referência à Carta de Diamantina, aprovada na primeira edição do Fórum, no ano passado, para explicar que a natureza do evento "reside na percepção da potencialidade de um espaço permanente de diálogo, ainda não experimentado na UFMG", para avaliação e proposição de ações específicas concernentes à administração pública realizada por mulheres.

Erramos

90 anos

Maria Juliana Gambogi Teixeira, que integra a Comissão dos 90 anos, é professora e não diretora da Faculdade de Letras, cargo que é ocupado por Graciela Inés Ravetti de Gómez. A informação, publicada na edição 1955 do BOLETIM, foi corrigida em sua versão digital.