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Nº 1967 - Ano 43
06.03.2017

Resolução do Cepe

acontece

prêmio na itália

Os alunos de graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFMG Lucas Leonel Fukuda, Octavio Henrique Pena e Thomaz Yuji Baba receberam menção especial do concurso ArchiContest, da Itália, cujo resultado foi conhecido em janeiro deste ano. Eles lançaram mão de influências da arquitetura brasileira para elaborar proposta de construção de uma escola de artesãos em Veneza, dedicada às três principais manifestações da região: o papel machê, o vidro e o tecido. O concurso solicitava a conciliação da tradição dos ofícios regionais com a arquitetura contemporânea.

Para o nível do chão, os estudantes projetaram um espaço aberto para facilitar a interação e possibilitar o contato visual com os andares superiores. Esses pisos seriam destinados às aulas e laboratórios e serviriam simultaneamente às atividades das três modalidades de artesanato. "Partimos do pressuposto de que o que difere a produção artesanal da produção industrial é a inserção dos artesãos no ambiente social e cultural. Por isso, procuramos promover a interação o tempo todo", explica Octavio Pena.

cuidados paliativos

Mais de 1.600 pessoas já fizeram o download do software sobre cuidados paliativos desenvolvido pelo Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas (HC) da UFMG. Criado para orientar profissionais de saúde, o aplicativo era o segundo da área médica mais baixado no fim de fevereiro. O fato de a ferramenta não ser restrita a profissionais e de ter sido gerada no âmbito de um hospital universitário teria impulsionado a adesão, segundo a equipe do HC.

O programa é dividido em quatro partes. A primeira, teórica, explica o que são os cuidados paliativos, práticas que ajudam a aliviar o sofrimento. As duas seções seguintes avaliam a escala funcional e outros sintomas do paciente, respectivamente. Por fim, um passo a passo auxilia o profissional na comunicação das más notícias. O aplicativo, que está disponível para download gratuito na Google Play, foi idealizado pelos médicos do HC Taís Marina de Souza, Laila Ferreira Lodi Junqueira e Munir Murad Junior.

originais para publicação

Professores, servidores técnico-administrativos, doutores formados há no máximo três anos e pós-doutores vinculados à UFMG podem enviar, até 15 de abril, originais para publicação, em suporte digital (e-book), pela Editora UFMG.

As obras devem estar relacionadas com as áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística ou Letras e Artes. Serão selecionados dez originais, e alguns trabalhos também poderão ser publicados em suporte físico, de acordo com decisão do conselho editorial.

As normas de apresentação estão disponíveis no site da Editora. Os interessados devem se inscrever na secretaria da Editora UFMG (bloco 3 do CAD 2, campus Pampulha).

Mais informações podem ser obtidas no edital de seleção.

ufmg jovem

Professores de escolas públicas e privadas da rede básica de ensino de Minas Gerais podem inscrever, até 8 de maio, trabalhos de relevância técnico-científica, social e cultural que tenham sido desenvolvidos em conjunto com seus alunos, para apresentação na 18ª UFMG Jovem, feira de ciências anual realizada pela Universidade. O evento ocorrerá de 20 a 22 de julho, no campus Pampulha, como parte da programação da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

As apresentações, relacionadas a diversas áreas do conhecimento, poderão se valer de recursos variados. Serão selecionados 50 trabalhos nas categorias ensino fundamental e ensino médio. Outras informações sobre inscrições de trabalhos e agendamento de escolas podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-4427 e pelo e-mail.

formação para ensino

A Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ) recebe inscrições, até 17 de março, para nova edição do Percursos Formativos do Ensino Superior. Ofertada desde 2010 a professores e pós-graduandos que desenvolvem projetos de ensino na graduação, a formação visa ampliar estratégias de mediação da aprendizagem e colaborar para a consolidação de rede de compartilhamento de experiências. São 120 vagas em oferta.

As atividades, que somam 60 horas distribuídas em encontros presenciais e módulos on-line, serão realizadas de 23 de março a 30 de junho. A formação inclui oficinas de caráter teórico-prático, oficinas contextualizadas – com a finalidade de socializar conhecimentos – fóruns on-line e presenciais e seminário para apresentação de propostas elaboradas pelos participantes. As inscrições devem ser feitas em no site. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-6452.