![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() ![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
|
![]() |
![]() |
|||
![]() |
Nº 1977 - Ano 43
15.05.2017
![]() |
![]() |
O professor emérito da UFMG Angelo Barbosa Monteiro Machado [foto], vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB), recebeu o título de Pesquisador Emérito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O título lhe seria entregue pessoalmente no último dia 9, em solenidade no Rio de Janeiro, mas o professor não compareceu, em razão de problema de saúde. O título foi outorgado também a outros nove pesquisadores, de diversas instituições.
"Considero essa homenagem muito importante, não apenas porque a escolha é feita por uma instituição séria, gerida por pessoas sérias e competentes, mas também porque reconhece a produção científica, a dedicação do pesquisador e sua atuação em entidades que promovem a ciência", afirmou Angelo Machado, que faz questão de dividir méritos com a esposa, Conceição Ribeiro da Silva Machado, falecida em 2007, também professora emérita da UFMG. Eles trabalharam juntos na área de neurociências.
Graduado em Medicina e doutor pela UFMG, Angelo Machado fez pós-doutorado na Northwestern University em Chicago. Dedicou-se sempre ao ensino e à pesquisa, inicialmente na área de neurociências, como professor do Departamento de Morfologia do ICB, e, mais tarde, em entomologia, vinculado ao Departamento de Zoologia. Tem 138 trabalhos científicos publicados, a maioria em revistas internacionais.
Destinado ao acolhimento de estudantes e pesquisadores estrangeiros por alunos e servidores da Universidade, o Programa de Apadrinhamento da UFMG recebe inscrições até o próximo dia 24. Padrinhos e madrinhas deverão acompanhar o intercambista ao longo do segundo semestre letivo em eventos de apresentação dos campi e sugerir programação para fins de semana e feriados.
Mais informações sobre o programa podem ser obtidas na chamada de inscrições ou pelo e-mail acolhimento@dri.ufmg.br.
Programa que articula empresas e pesquisadores em nanotecnologia, o SibratecNano está com edital aberto, até o próximo dia 26, para financiamentos de R$ 100 mil a R$ 400 mil para o desenvolvimento de projetos.
Promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o programa é operado pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep). A iniciativa articula e apoia projetos que unem empresas e pesquisadores dos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) vinculados ao Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNano). Orientações sobre submissão de propostas estão disponíveis na página.
Estão abertas até 15 de agosto as inscrições para o 2º Simpósio de Engenharia de Alimentos da UFMG (Simeali), que o Instituto de Ciências Agrárias (ICA) vai realizar de 16 a 18 de agosto. Com o tema Sustentabilidade: uma nova perspectiva na produção de alimentos, o evento vai promover o debate e a proposição de alternativas para minimizar os impactos ambientais da cadeia produtiva.
O prazo para submissão de artigos termina no próximo dia 31. Os interessados poderão enviar até dois trabalhos completos relacionados com as áreas de biotecnologia, engenharia, segurança e embalagens de alimentos; controle de qualidade, nutrição, tratamento de resíduos da indústria e processamento e tecnologia de alimentos alternativos.
A programação e outras informações sobre o Simpósio estão disponíveis no endereço.
Como montar um negócio utilizando a internet das coisas? Respostas a essa questão guiarão os estudantes na terceira edição do desafio UFMG Challenge, que será realizado de 22 a 26 de maio. Destinada a estudantes de graduação e de pós-graduação, a competição de modelos de negócios integra a Semana Professor Marcos Pinotti de Engenharia Mecânica e Inovação, da Escola de Engenharia. Seu objetivo é selecionar e premiar os melhores projetos de base tecnológica desenvolvidos na Universidade.
As equipes selecionadas apresentarão seus projetos para banca avaliadora formada por membros da academia, mercado e ecossistema empreendedor. A competição está estruturada em três eixos: tecnológico, empreendedor e prototipagem. O evento é organizado pelo Setor de Empreendedorismo da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica da UFMG. Mais informações podem ser obtidas no endereço.
Com o tema Extensão contemporânea: experiências de transformação, será realizada, no próximo dia 24, a partir das 14h, a sexta edição da Jornada de Extensão da UFMG. Para se inscrever, os interessados devem preencher formulário eletrônico hospedado no endereço.
A expectativa é de que o evento reúna, no CAD1, mais de 700 estudantes de graduação dos campi da UFMG em Belo Horizonte e Montes Claros que recebem bolsas do edital de fomento a programas e projetos de Extensão (Pbext 2017). Também são convidados alunos voluntários, professores e servidores técnico-administrativos envolvidos em ações de extensão e representantes das comunidades parceiras.
Durante o evento, serão relatadas, por estudantes e representantes das comunidades, as experiências de quatro programas e projetos de extensão. As iniciativas são do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) e das faculdades de Educação e de Filosofia e Ciências Humanas. O Programa de Dança Experimental da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional fará uma intervenção artística.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-3215 e pelo e-mail eventos@proex.ufmg.br.