Busca no site da UFMG

Especial SBPC 2015 - Ano 41
07.2015

y

Cartão-postal

Situado na região da Pampulha, seu principal campus é circundado por patrimônios urbanísticos e arquitetônicos

Uma das paisagens icônicas de Belo Horizonte circunda o campus Pampulha da UFMG. Projetado por Oscar Niemeyer por encomenda de Juscelino Kubitscheck e inaugurado em 1943, o conjunto arquitetônico construído às margens da Lagoa da Pampulha é um dos principais cartões-postais da cidade.

O Museu de Arte, a Casa do Baile e a Igreja São Francisco de Assis, com murais de Cândido Portinari, projeto paisagístico de Roberto Burle Marx e esculturas de Alfredo Ceschiatti, compõem o conjunto da Pampulha, que pleiteia na Unesco o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. A região também é relevante polo esportivo do país, já que abriga o estádio Mineirão, o ginásio de esportes especializados do Mineirinho e o Centro de Treinamento Esportivo (CTE), que abrigará delegações esportivas estrangeiras nas Olimpíadas de 2016. Nas proximidades estão o Zoológico, o Aquário da Bacia do Rio São Francisco e o Parque Guanabara.

Capital dos botecos

Belo Horizonte é reconhecida, inclusive por lei municipal, como a “capital mundial dos botecos”. Com aproximadamente 12 mil estabelecimentos desse tipo, segundo informações contidas no site da prefeitura, é a cidade com maior número de bares e restaurantes per capita do Brasil.

Quanto às opções para a vida noturna, a cidade atende a estilos diversos. Bares de calçada, boates, casas de vinho, choperias, pubs, cafés, sofisticados restaurantes e casas de espetáculos são encontrados, especialmente, na região Centro-sul, nos bairros Santo Antônio, São Pedro, Savassi, Funcionários, Anchieta, Sion, Santa Tereza, Mangabeiras e Lourdes.

Na região da Savassi ficam construções erguidas nos primeiros anos de existência de Belo Horizonte, como o Palácio da Liberdade – antiga sede do governo estadual –, e os principais edifícios administrativos. Em 2010, os prédios históricos das secretarias do Governo do Estado foram transformados em museus que passaram a integrar o Circuito Cultural da Praça da Liberdade.

Entre as instalações disponíveis aos turistas estão o Arquivo Público Mineiro, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, o Centro de Arte Popular Cemig, o Espaço do Conhecimento UFMG, o Memorial Minas Gerais Vale, o Museu das Minas e do Metal e o Museu Mineiro.

O Mirante das Mangabeiras é o destino ideal para quem deseja contemplar a bela vista panorâmica da capital mineira. A atração fica ao lado do Parque das Mangabeiras e nas imediações da Praça do Papa e da Rua do Amendoim, via famosa por sua topografia peculiar, que provoca uma ilusão de ótica: automóveis desligados parecem subir uma ladeira, em vez de descer. Para os amantes da natureza, o cenário do Parque da Serra do Curral é o roteiro recomendado.

Algumas das referências mais expressivas da gastronomia local, como o café, o pão de queijo, as cervejas artesanais, a cachaça e o queijo Minas podem ser encontradas no Mercado Central. ­Localizado na Avenida Augusto de Lima, com 400 lojas, o Mercado concentra também significativa amostra do artesanato da região.

Entorno

Belo Horizonte também está próxima de alguns dos mais nobres destinos turísticos do estado, como a Rota das Grutas de Lund. O circuito começa por Belo Horizonte, no Museu de Ciências Naturais da Pontifícia Universidade Católica (PUC), e se estende até localidades da região metropolitana, como Lagoa Santa, onde ficam o Parque Estadual do Sumidouro e as grutas Rei do Mato, Maquiné e Lapinha. As cidades históricas de Ouro Preto e Congonhas, declaradas patrimônios culturais da humanidade, ficam ambas a aproximadamente 90 quilômetros e guardam preciosidades e riquezas da produção barroca do período colonial e do ciclo do ouro brasileiro.

Em Brumadinho, a apenas 50 quilômetros de Belo Horizonte, está o maior museu de arte contemporânea a céu aberto da América Latina, o Centro de Arte Contemporânea e Jardim Botânico Inhotim. O Parque Nacional da Serra do Cipó, situado a 100 quilômetros ao norte de Belo Horizonte, é um dos mais importantes destinos para o turismo de aventura, devido à sua exuberante paisagem natural. Em Betim, a aproximadamente 45 quilômetros, fica o Alambique e Parque Ecológico Vale Verde, reduto natural com opões de aventura e lazer.