CEU - Últimas notícias

Projeto Escolas no CEU

A iniciativa visa possibilitar que discentes de instituições públicas desfrutem do espaço do CEU.

Por:

Imagem clube
Foto: Arquivo CEU

Importância do lazer

O projeto das escolas no CEU começou há aproximadamente oito anos, assim, é uma das propostas mais antigas realizadas pela instituição. A iniciativa tem como intuito viabilizar o contato dos jovens com o lazer e os esportes por meio de visitas ao espaço do CEU. Nesse contexto, mais de 15 mil crianças e adolescentes da rede de ensino pública da região metropolitana de Belo Horizonte foram atendidas.

Atualmente, essas visitas ocorrem às quartas-feiras, quinzenalmente, e são divididas em dois turnos. O CEU recebe apenas uma escola por período e estabelece um limite de 100 alunos, um mesmo visitante pode solicitar o uso em ambos os horários. Essas medidas foram adotadas para garantir um maior controle e para que as demais atividades que acontecem no espaço sejam executadas sem grandes interferências.

Luciano Pereira, professor da EEFFTO e Diretor do CEU, explica como funciona o processo de seleção das escolas: “A gente atende por ordem de solicitação, porque a gente entende que, de uma maneira geral, a população de BH é carente de equipamentos públicos de esporte e lazer. Então, não temos elementos para dizer qual escola que necessita mais que a outra. Se encaixando nesse perfil, atendemos por ordem de solicitação.”

Escolas

No primeiro semestre de 2023, entre 01/03 à 28/06, onze instituições de ensino foram contempladas e puderam levar seus alunos e membros, foram elas: Escola Estadual Francisco Menezes Filho, Escola Municipal Henriqueta Lisboa, Associação Cultural Esportiva e Social Verena (Municipal), Escola Municipal Funec Oitis, Escola Municipal Santa Terezinha, Escola Estadual José da Silva Couto, Escola Estadual Adriano José Costa, Escola Municipal Elisa Buzelin, Arte da Saúde, Escola Estadual São Pedro e São Paulo e E.E Juventina Pinto Brandão.

Eliana Pereira, Diretora da unidade da Funec no bairro Oitis, comenta sobre a relevância do projeto: “Na minha unidade, eu trabalho com alunos que não tem como lazer um clube. Então, a primeira coisa é isso, ele conhecer o lado de ter o lazer, o lado de conhecer a UFMG. Ele saber que pode ter o acesso ao lazer e a cultura, isso é importante. Eu acho que esse projeto é essencial, principalmente em escolas públicas, porque o aluno é mais carente. Então, só de ele vir aqui e passar um dia ele sente que o lazer tem importância, saber que na vida as vezes é importante parar e fazer pausa, e que a escola tenha essa função. Faz parte da educação, acho fantástico. É preciso trazer essa integração.”.

Jaíro, professor coordenador da Escola Municipal Santa Terezinha, também deu sua visão sobre a importância da iniciativa do CEU: “É a primeira vez que nós estamos tendo a oportunidade de trazer os alunos aqui, para a gente que é de escola pública é difícil a gente conseguir trazer os alunos para um clube por várias questões financeiras e etc. Teve clube que cobra da gente um valor que está fora da realidade dos nossos alunos e aqui a gente achou muito bacana o pessoal abrir uma inscrição. A gente se inscreveu e tivemos a felicidade de sermos contemplados e estamos aqui hoje. Trouxemos um grupo de 70 alunos do oitavo ano e estão delirando. A maioria deles é a primeira vez que estão tendo a oportunidade de ir a um clube, estão interagindo bem e comendo o tempo inteiro. Eu tenho aluno autista aqui na escola, que não se socializa com ninguém e aqui eu estou vendo o menino entrando na piscina e tentando se aproximar dos colegas, uma coisa que na escola eu nunca tinha visto e aqui fora do ambiente escolar a postura dele é outra”.

Outros projetos

Nesse contexto, além do projeto das escolas, o CEU também tem outras iniciativas voltadas para a promoção do lazer e o esporte para o público jovem. “Esse projeto também dialoga com outras ações. Então, por exemplo, a gente recebe alunos do centro pedagógico, que aí é da comunidade interna, mas que também vem aqui em visitas específicas que não participam desse edital. A gente tem recebido instituições que trabalham com menores envolvidos com conflitos com a lei, casas de acolhida e outras ações sociais que tem o esporte e o lazer como objeto de trabalho desses projetos.”, pontuou Luciano, diretor do CEU.

Abertura do edital

O edital já está disponível no site do CEU e a partir do dia 06/07, as inscrições para as visitas do projeto das escolas no segundo semestre do ano (2023/2) estarão abertas e qualquer instituição de ensino que seja pública e da região metropolitana de BH poderá se inscrever até 07/07. Os resultados serão divulgados no dia 13 deste mês.

[Matéria escrita por Lucas Sant’Ana, discente de jornalismo na UFMG]