CEU - Últimas notícias

O Programa Superar no CEU

Serviço que busca oferecer atividades físicas adaptadas para Pessoas com Deficiência

Imagem clube

Além de ser um espaço dedicado ao esporte e lazer, o Centro Esportivo Universitário (CEU) é também local de democratização destas práticas para a sociedade, mediante projetos que promovem a atenção social.

Sendo um local frequentado por milhares de pessoas, seja para competições esportivas ou para momentos de tranquilidade, o CEU reconhece seu potencial de impacto na comunidade e se estrutura também como local de promoção de cuidados, abraçando projetos que se propõem a contribuir na formação das pessoas.

Assim sendo, o CEU apoia diversas atividades transformadoras, uma delas fruto de uma parceria entre a EEFFTO - UFMG, sob a coordenação da Professora Drª Andressa da Silva de Mello do Departamento de Esportes (andressa@demello.net.br), e a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL/PBH), em que o Centro Esportivo Universitário é um parceiro e cede seu espaço físico para a realização de um dos núcleos de atendimento do “Programa Superar”. Fundado em 1994, o serviço busca oferecer atividades físicas adaptadas e com acompanhamento para Pessoas com Deficiência — tanto física quanto intelectual —, e para pessoas autistas, auxiliando na melhoria da qualidade de vida e oferecendo a prática esportiva como fonte de inclusão e lazer.

Lucas Sampaio, profissional de Educação Física que trabalha no projeto, comenta que o CEU oferece um espaço fantástico para a prática de atividades físicas, que contribuem fortemente na qualidade de vida dos participantes. Pensando nisso, as modalidades oferecidas são: treinamento funcional e natação, ofertadas inicialmente apenas para alunos e funcionários da UFMG, mas que, após a pandemia, houve uma ampliação para a comunidade externa.

Ranalisy Quirino, profissional de Educação Física que também atua no programa, conta que a iniciativa não só beneficia e promove a qualidade de vida dos participantes, como também impacta positivamente em toda a comunidade. Ela lista os benefícios da existência do Programa Superar no CEU: “Há a questão social, de o aluno ter mais autonomia, menos dores, melhoria nos movimentos, acolhimento, o fato de sair de casa…além de oportunizar atendimento em uma política pública.” Além disso, Quirino ressalta o fator de mudança que é acionado na sociedade quando esse tipo de política é efetivada: “Ao mesmo tempo em que se oferta o serviço para esse público, outras coisas são geradas. Quando essas pessoas ocupam o espaço da cidade, ela melhora, porque aparecem demandas. Eles expõem o que precisam. O olhar que a gente não tem, eles têm, o que provoca mudança.”

Anderson Costa, aluno do programa, frequenta as aulas de funcional e natação desde Fevereiro de 2022, e confirma os benefícios dos exercícios: “Têm importância para várias áreas, há um melhoramento de qualidade de vida, reconhecimento corporal, equilíbrio do corpo, possibilidade de estar incluído em uma atividade física, além de possibilitar a descoberta de novas habilidades.”

O projeto é uma das diversas atividades oferecidas com o intuito de atender todos os públicos e suas demandas, ainda sim, há um planejamento a longo prazo para aprimorar o espaço e contribuir de forma ainda mais efetiva com a acessibilidade de Pessoas com Deficiência no CEU.

Para saber mais sobre este e outros projetos, acesse: