CEU - Últimas notícias

Cidadania e acolhimento:

CERSAMI-NE realiza visitas ao CEU

Imagem clube

Na última terça-feira, 08 de agosto de 2023, o CEU recebeu pela segunda vez a visita de jovens assistidos pelo CERSAMI-NE (Centro de Referência a Saúde Mental Infanto-Juvenil - Nordeste), que presta atendimento e cuidado ao bem-estar psicológico de pessoas em situação de suscetibilidade nas áreas Norte e Nordeste de Belo Horizonte e Venda Nova.

Na ocasião da primeira visita, em Março deste ano, Louise Arcanjo, profissional redutor de vulnerabilidade, riscos e danos da unidade, esteve presente e contou que o cuidado que o centro propõe também se efetiva por meio da ocupação de espaços de lazer. Arcanjo entende que a ida a locais voltados ao esporte e recreação são de grande impacto na construção da cidadania e no crescimento individual da juventude integrante do CERSAMI.

O profissional ainda justifica a escolha em visitar o CEU, e qual a importância dessa ação para os indivíduos assistidos: “Contatei o CEU por ser um espaço universitário, e acreditar que esses lugares devem ser ocupados justamente pelo perfil de crianças e adolescentes que atendemos, que são, em sua maioria, pessoas pretas, pobres e periféricas. No dia da nossa visita, aconteceu de pacientes que estavam conosco nunca terem entrado em uma piscina, nunca terem ido em um clube e desconhecerem a existência e as possibilidades da UFMG.”

Com interesse em programar novos passeios, o profissional reafirma a mensagem por trás dessa ação e a gama de possibilidades as quais ela abarca: “[...] É dizer para esses corpos que eles podem e devem ocupar outros lugares que não só os que já ocupam, que são tão poucos [...].”

Reconhecendo que o cuidado e a cidadania podem ser efetivados no espaço físico do Centro Esportivo e em sua missão, o CEU objetiva permanecer como incentivador de
práticas e projetos que visem abraçar a comunidade como um todo, propiciando ainda mais cuidado a seus usuários.

Para mais informações do trabalho do CERSAMI, acesse: