O pulinho do vírus
Os vírus circulam naturalmente nos animais silvestres e, às vezes, pulam de uma espécie pra outra. Esse pulinho pode dar problemas na espécie que recebe o novo vírus. A gente percebe mais quando essa espécie é o ser humano, porque aí aparece uma doença nova. Foi o que aconteceu com o coronavírus que causou a pandemia de 2020.
Tá vivo aí?
Vivendo a pandemia de 2020, às vezes temos a sensação que tem vírus em todos os lugares por onde passamos. Algumas pessoas até acham que eles estão entrando pela janela. Mas, será que tem tanto vírus por aí? Além disso, se tiver… esse vírus vai estar vivo?
Voando longe
Nem sempre a gente lembra de cobrir a boca quando vamos espirrar ou tossir. Durante a pandemia do coronavírus de 2020, qualquer pessoa próxima com uma tosse já faz a gente entrar em alerta e dar aquela afastada. E é pra fazer isso mesmo! As gotículas de saliva que liberamos nesse momento de tosse ou espirro são onde os vírus estão.
E depois? Quem sabe…
Em 2013, um grupo de pesquisadores encontrou um vírus muito semelhante ao atual coronavírus, inclusive com a capacidade de infectar humanos. Uau, 2013! Mas e depois? O que aconteceu?
Jovem não morre de coronavírus?
No início da pandemia de 2020, foi muito veiculado que idosos e pessoas no grupo de risco eram o alvo do coronavírus. Quer dizer então que jovem saudável não morre de COVID-19? Infelizmente, não é isso que vimos acontecer em vários casos.
A guerra silenciosa
Essa pandemia que vivemos com certeza causou muitas mudanças. Ficamos presos em casa, o comércio fechou, viagens foram canceladas, aulas suspensas, trabalhos interrompidos…Apesar de parecer que estamos num momento de paralisação, na verdade, estamos ativamente lutando contra o vírus.
O “Ciência para Todos” começou em janeiro de 2011 e, desde então, tem exercido um papel significativo no processo de divulgação científica, tão importante nos dias de hoje.