Sistema imune: bonzinho ou vilão?

Você deve saber que o nosso corpo possui células responsáveis por combater e proteger nosso organismo contra qualquer corpo estranho não é? Essa células são chamadas leucócitos, mais conhecidos como glóbulos brancos, quando ocorre alguma inflamação a presença dessas células é um dos processos mais importantes. Mas será que os leucócitos podem se tornar vilões para o nosso corpo? Ouça o programa completo para saber mais sobre o assunto!

 

Os leucócitos, mais conhecidos como glóbulos brancos, são as células que tem como função combater e proteger nosso organismo contra qualquer corpo estranho. Na inflamação muitas células são chamadas para lutar e o recrutamento dos leucócitos e um dos processos mais importantes. Eles saem dos chamados órgãos linfóides primários como o baço, e viajam pelo sangue até encontrar o local onde está ocorrendo a inflamação.  Mas será que os leucócitos podem se tornar vilões para o nosso corpo?

Clique no play ou faça o download para ouvir todo o programa.

 

 

Texto de Thuane Sales com a colaboração da professora Juliana Carvalho Tavares do Núcleo de Neurociências da UFMG para o programa Na Onda da Vida.

MAIS CIÊNCIA NO AR

No link abaixo você pode acessar todos os conteúdos publicados pelos cinco projetos que fazem parte do Ciência no Ar. Acesse e confira vários assuntos interessantes.

Clique e acesse todos os conteúdos do Ciência no Ar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ouça os Programas

CIÊNCIA NO AR

Ciência no ar é um programa de extensão da UFMG que reúne projetos de divulgação científica feitos para várias mídias.
Começamos na Rádio UFMG Educativa, viajamos nos ônibus de Belo Horizonte e estamos também nas escolas.

Entre em contato conosco.
Tel: 31 3409-2980
E-mail: naondadavida@icb.ufmg.br

ENTRE EM CONTATO