Melastomatáceas o que é isso?

O nome Melastomataceae vem do grego e significa boca preta, nome atribuído, provavelmente, pela característica do fruto de algumas espécies desse grupo. Ouça o programa completo para saber mais sobre o assunto!

 

Você conhece as melastomatáceas? Não? Aposto que sim! Já viu uma quaresmeira? Essa planta bem conhecida é apenas um exemplo de espécie que pertence a essa numerosa família de vegetais chamada Melastomataceae. O nome da família vem do grego mela significa preto e stoma, boca. Assim em tradução livre melastoma significa boca preta. Se você comer um frutinho de algumas melastomatáceas, pode ter certeza, todo mundo vai entender o porquê desse nome, o fruto possui pigmentos escuros que deixam a nossa boca toda preta. Clique no play ou faça o download para ouvir todo o programa.

 

 

Texto de Diego Dias para o programa Na Onda da Vida com colaboração de Denise Oliveira e Rafaella Ribeiro do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG.

 

Ciência no Ar  

MAIS CIÊNCIA NO AR

No link abaixo você pode acessar todos os conteúdos publicados pelos cinco projetos que fazem parte do Ciência no Ar. Acesse e confira vários assuntos interessantes.

Clique e acesse todos os conteúdos do Ciência no Ar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ouça os Programas

CIÊNCIA NO AR

Ciência no ar é um programa de extensão da UFMG que reúne projetos de divulgação científica feitos para várias mídias.
Começamos na Rádio UFMG Educativa, viajamos nos ônibus de Belo Horizonte e estamos também nas escolas.

Entre em contato conosco.
Tel: 31 3409-2980
E-mail: naondadavida@icb.ufmg.br

ENTRE EM CONTATO