António Nóvoa participa de reunião da Comfic

Na manhã de ontem, 17 de agosto, a reunião ampliada da Comissão de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica da UFMG (Comfic) contou com a presença do professor e reitor honorário da Universidade de Lisboa, António Nóvoa. Ele esteve presente, também, em outros dois eventos na UFMG, a reunião do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais e a conferência, que ministrou, com o tema “Futuros da Educação: universidade e escola”.

Na reunião, ele teve acesso a dados relacionados às 18 Licenciaturas oferecidas pela UFMG e a ações promovidas pela Comfic, em apresentação realizada por Álida Angélica Alves Leal, professora da Faculdade de Educação da UFMG, que presidiu a comissão até 31 de julho. Ela também contou dos próximos passos que a Comfic pretende seguir e os demais presentes  complementaram as informações.

Nóvoa compartilhou experiências que teve durante sua trajetória profissional e deu ideias de caminhos que podem ser seguidos para que seja criada essa identidade “ser professor/a”, entre eles a valorização de percursos diferentes dentro do currículo, a importância da inserção, de forma equilibrada, dos professores universitários e aos de educação básica, na construção de processos formativos, e de ter um espaço de compartilhamento de experiências para os professores de ensino superior que não tiveram formação específica para atuarem como como docentes.  Ao final da reunião, ele lembrou que “as universidades são instituições educativas” e que, enquanto tal, devem ser reafirmadas em nossas diferentes ações e propostas.

Comfic

A Comissão para Discussão e Elaboração das Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica (Comfic) foi criada na UFMG para fazer a ponte entre a formação dos profissionais de licenciatura da Universidade e as demandas das escolas de educação básica.

Fonte: Site da Prograd UFMG