Programas

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa Residência Pedagógica (PRP) são ações do Ministério da Educação para aproximar estudantes de licenciatura do ambiente da sala de aula.

Na UFMG, os dois programas fazem parte das ações da Comfic. Conheça, abaixo, cada iniciativa.

O Programa Residência Pedagógica (PRP) é parte do processo de modernização do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e foi criado, sem fins lucrativos, pelo Ministério da Educação, em 2017, para proporcionar uma imersão aos estudantes de licenciaturas em instituição públicas ou privadas.

Diferentemente do Pibid, que é destinado aos estudantes na fase inicial do curso, o Programa Residência Pedagógica foi criado para estudantes que estão no 3º e 4º anos de graduação, de forma a conjugar o período final da graduação com as 400 horas de jornada em escolas de ensino básico.

Esse tempo é dividido entre período de adaptação à escola, experiência em sala de aula e atividades de avaliação. Durante a residência, estudantes recebem tanto o acompanhamento do professor da escola quanto a orientação do docente na universidade, por meio de uma constante integração entre instituições federais, a educação básica e as secretarias de educação – municipais ou estaduais.