Prorrogada a inscrição para o PIBID UFMG

A Profa. Vanessa Regina Eleutério Miranda , Coordenadora Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) faz saber que, em conformidade com a chamada pública da Capes Edital N. 23/2022, torna pública a PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÃO E DE ESTABELECIMENTO DE NOVO CRONOGRAMA de seleção de docentes da Educação Básica das Redes públicas municipal, estadual e federal de TODOS os núcleos PIBID integrantes do Projeto Institucional da UFMG de 2022, para participarem como supervisores ou  como licenciandos do referido Programa.
1 – FICA PRORROGADO o período de inscrição para até 28 de outubro de 2022.
2 – FICA ESTABELECIDA nova data de divulgação dos resultados: 31 de outubro de 2022
3 – FICA ESTABELECIDO novo prazo recursal: 01 a 03 de outubro de 2022.
4 – FICA ESTABELECIDA nova data de divulgação dos resultados finais: 04 de novembro de 2022.

Observação: O Edital para supervisores junto ao curso de Geografia permanece
inalterado, uma vez que as datas já estão com o calendário proposto.

Para mais informações, consulte os Editais.

 

 

 

PIBID UFMG abre editais de seleção de estudantes e professores da educação básica

Estarão abertas, até o dia 24 de outubro de 2022, as inscrições para seleção de estudantes de 16 (dezesseis) cursos de Licenciatura da UFMG e docentes da Educação Básica das redes públicas municipal, estadual e federal cadastradas para participarem do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), conforme Edital nº 23/2022 da CAPES.

O PIBID é um Programa vinculado à CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e, na UFMG, visa proporcionar aos licenciandos formação teórico-prática para a iniciação à docência em diálogo com o cotidiano de escolas públicas e com o contexto em que estão inseridas, oportunizando práticas docentes diversas que visam à superação de desafios identificados nos processos de formação humana de crianças, jovens, adultos/as e idosos/as na educação básica.

O Programa oferece bolsas de iniciação à docência para estudantes de licenciatura que tenham cursado até 60% da carga horária do curso; no valor de R$400,00, para desenvolvimento de atividade formativa em escolas públicas com dedicação mensal mínima de 30 (trinta) horas. No Programa, o acompanhamento dos/as licenciandos/as é realizado a partir da supervisão de docentes da educação básica, para quem também são oferecidas bolsas no valor de R$765,00, e da coordenação de docentes da Universidade.

Conforme o Projeto Institucional do PIBID UFMG, é esperado, por meio das ações do Programa: fortalecer o trabalho coletivo; dialogar com as demandas das Redes de Ensino visando fortalecer mutuamente processos de gestão e formação docente, assim como contribuir para ampliar e consolidar os processos formativos de educadores/as na UFMG, na perspectiva de estreitamento dos vínculos com as Redes de Educação Básica; ampliar e fortalecer a participação de representantes das Redes Públicas de Ensino nos processos de discussão e gestão da UFMG, no que diz respeito ao desenvolvimento de políticas de formação de educadores; contribuir para o desenvolvimento profissional do/a professor/a supervisor/a, ampliando suas perspectivas formativas, na expectativa de que tais docentes sejam compreendidos como co-formadores/as de futuros/as docentes e que tenham condições de se constituírem como protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; além de contribuir para valorização do magistério na educação básica na rede pública.

A UFMG participa do Programa desde sua origem, há mais de 10 (dez) anos. Em 2022, a oferta está organizada em 10 (dez) subprojetos, que se dividem em 02 (dois) grupos. O primeiro grupo reúne 07 (sete) subprojetos que estão vinculados a apenas um curso ou área de conhecimento: Arte (com 4 cursos: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro), Biologia, Geografia, História, Química, Formação Intercultural para Educadores Indígena e Licenciatura em Educação do Campo. O segundo grupo é formado por 3 (três) subprojetos interdisciplinares, que integram dois cursos ou áreas de conhecimento: Educação Física e Filosofia; Física e Matemática; e Letras e Pedagogia.

Para mais informações, consulte os Editais.