“Após o programa, encontrei respostas e desenvolvi perguntas”

Por Fernanda Zago da Cruz, estudante do 8º período do curso de graduação da licenciatura em Geografia

Sou Fernanda Zago, aluna de licenciatura em Geografia. No decorrer da graduação, sempre senti uma lacuna entre a grade disciplinar do curso e a prática de ensino. Eu notava que algo faltava na nossa preparação para a docência, mesmo que, na época, não soubesse identificar o que era. Até que, no segundo semestre de 2018, tive a oportunidade de participar do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) na Escola Estadual Professor Affonso Neves. Durante o período de 1 ano e 6 meses, passei por diversos e intensos processos de reflexão e de descoberta sobre a prática docente.

Envolver-me com a rotina escolar e com a participação nas aulas de geografia foi um privilégio e uma experiência que contribuiu no meu amadurecimento pessoal e profissional. Com esse contato, compreendi que a docência vai além do ensinar o conteúdo e seguir exclusivamente o livro didático, mas parte de um lugar de escuta e acolhimento. A aproximação com os alunos nos permite desenvolver atividades mais contextualizadas e de maior interesse dos estudantes. Foi a partir dessa escuta que eu e os outros participantes do Pibid elaboramos diversos projetos, tais como Rádio Recreio, Jogos Geográficos, Mini ONU, Batalha Naval, entre outros.

Do planejamento à execução dessas atividades tive a oportunidade de aprender com os alunos, com meus colegas e com o professor orientador. Esse espaço de troca foi transformador das ideias e pensamentos que eu tinha sobre planejamento de aulas. Para além disso, as reuniões semanais com a nossa supervisora proporcionaram momentos de discussões e troca de experiência que considero fundamentais para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de nossas atividades.

Após o programa, encontrei respostas e desenvolvi perguntas. A partir dessas perguntas, encontrei motivação e objeto de estudo para o desenvolvimento do meu TCC. Hoje vejo a escola como um organismo dinâmico, movimentado, que sempre está passando por processos de mudanças e adaptações. Enxergo que, como futura professora, sempre devo acompanhar essas mudanças e aperfeiçoar o ensinar. Sou grata pela oportunidade de ter participado desse programa que me transformou e me mostrou o quanto ainda temos a aprender sobre a escola.