“O Pibid é um divisor de águas no percurso de muitos sujeitos”

Por Álida Alves, professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação da UFMG e atual coordenadora do Pibid/UFMG

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid – é uma iniciativa exitosa da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), que visa à melhoria e valorização da formação docente em nível superior para atuação na educação básica na rede pública, integrando os dois níveis de ensino e vinculando teoria e prática.

Na condição de professora substituta (2012-2013) e de professora efetiva da UFMG (a partir de 2014), estive vinculada ao Programa em duas diferentes funções. Entre 2012 e 2017, atuei como Coordenadora de Área na Licenciatura em Educação do Campo, da Faculdade de Educação (FaE/UFMG). Desenvolvemos trabalhos em diálogo com escolas públicas do campo em diferentes municípios mineiros, especialmente das regiões Norte de Minas e Jequitinhonha. Na ocasião, licenciandas e licenciandos participantes elaboraram diagnósticos socioterritoriais das escolas e de seus entornos, (re)conheceram as dinâmicas escolares e desenvolveram, juntamente com professores(as) e supervisores(as), projetos de trabalho pedagógico os mais diversos, sempre em diálogo com a realidade local e com as especificidades dos sujeitos do campo ali presentes.

Nos anos de 2018 e 2019, em Edital com novo formato, com o Programa destinado a estudantes da primeira metade dos cursos de Licenciatura, assumi a Coordenação Institucional do Pibid/UFMG. Na ocasião, foram formados 16 Núcleos do Pibid, totalizando cerca de 500 participantes. Um desafio e tanto! Entre bolsistas e voluntários, somamos pouco mais de 400 estudantes e 50 professores da Educação Básica, coordenados por um grupo muito competente, engajado e generoso, composto de 30 professores da UFMG, que atuaram como Coordenadores dos Núcleos. Integraram o programa os cursos das áreas de arte (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Física, Geografia, História, Letras (língua portuguesa e língua Inglesa), Licenciatura em Formação Intercultural Indígena (FIEI) e Licenciatura em Educação no Campo (LECampo), Matemática, Pedagogia e Química. Atuamos em mais de 50 escolas públicas, incluindo escolas do campo e indígenas, localizadas em Belo Horizonte, Norte de Minas e Jequitinhonha, assim como do Sul da Bahia.

Eivado de desafios e muitas possibilidades, o Pibid é um divisor de águas no percurso de muitos sujeitos que dele já participaram, entre os quais me incluo. É uma oportunidade de valorização da docência, de compreensão da escola pública como um espaço sociocultural diverso e plural, de vivência coletiva de reflexão sobre as experiências desenvolvidas nas escolas e de confiança na Educação, como nos ensina Paulo Freire. Precisamos seguir firmes na luta pela permanência e ampliação do Programa. #FicaPIBID #AmpliaPIBID