Voltar para o Início Ir para o rodapé
CÂMERA ABERTA

Giramundo, uma vida em bonecos

Reportagem da TV UFMG celebra a trajetória do grupo, que é retratada em exposição no Palácio das Artes

Criado em 1970, o Giramundo é um grupo de teatro de bonecos sediado em Belo Horizonte, com reconhecimento nacional e internacional. O grupo foi fundado por três artistas plásticos e professores da Escola de Belas Artes da UFMG: Álvaro Apocalypse, Terezinha Veloso e Madu Vivacqua. Desde sua criação, o grupo montou mais de 40 espetáculos e construiu acervo de mais de 1 mil bonecos.

Em 2025, o Giramundo completou 55 anos. Para celebrar essa trajetória, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) realiza uma exposição inédita no Palácio das Artes. Intitulada Bonecos Giramundo, a exposição começou no dia 11 de outubro e vai até o dia 22 de fevereiro de 2026 – são cerca de 600 peças que marcaram a trajetória do grupo no teatro, no cinema de animação e na televisão.

História na UFMG
Em 1977, após o sucesso das primeiras montagens, o Giramundo instalou sua oficina no campus Pampulha, iniciando uma convivência de 23 anos com a Universidade que resultaria em 21 espetáculos.

De 1976 a 1988, espetáculos como El Retablo de Maese Pedro, Cobra Norato, As Relações Naturais, O Guarani e Giz atraíram a atenção de público, crítica e reconhecimento por meio de prêmios, projetando o grupo no cenário do teatro de bonecos brasileiro.

Em 1999, o grupo deixou a UFMG; em 2003, despediu-se de dois de seus fundadores, Álvaro Apocalypse e Terezinha Veloso. O grupo vagou por diferentes endereços até se fixar no bairro Floresta e abrir, na Avenida Silviano Brandão, seu teatro. Em 2001, inaugurou o Museu Giramundo e iniciou um curso de formação de marionetistas, precursor da Escola Giramundo, aberta oficialmente em 2005.

Hoje, sob direção de Bia Apocalypse, Marcos Malafaia e Ulisses Tavares, o Giramundo ultrapassa a noção tradicional de companhia teatral por meio de um núcleo multimídia, em que convivem o teatro de bonecos e o cinema de animação. Essa fusão entre teatro e vídeo, somada à atuação como “museu-teatro-escola”, define o atual perfil do Giramundo.

Exposição “Bonecos Giramundo”:
Período: até 22/2 (domingo)
Horário: Terça a sábado, das 9h30 às 21h; domingo, das 17h às 21h
Local: Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard (Avenida Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte)
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita

Ficha técnica: Ramon Frank (produção e reportagem), Ana Júlia Corrêa (reportagem), Ângelo Araújo, João Paulo Neves e Samuel do Vale (imagens), Davi Lanna (edição de imagens), Vitória Brunini (edição de conteúdo) e Robert da Silva (transporte).

Tópicos:
Categoria: Arte e Cultura

Mais lidos

Semana

Notícias por categoria

Escolha a categoria:
Arte e Cultura