Aberta seleção de estágio não obrigatório na DRI
Podem se candidatar estudantes de 13 cursos de graduação da UFMG, matriculados do 2° ao 7º período
Com inscrições abertas até 14 de abril, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) vai selecionar um estagiário e formar cadastro de reserva por meio de processo seletivo regido pelo edital nº 43/2026. A bolsa é de R$787,98, acrescida de auxílio transporte de R$10 por dia trabalhado. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente por meio deste formulário.
No ato da inscrição, o interessado deverá enviar cópia da carteira de identidade, do CPF ou da certidão social (se houver), comprovante de matrícula, histórico escolar – que pode ser encontrado no aplicativo Siga UFMG – e currículo atualizado. A carga horária é de 4 horas diárias (20 horas semanais), que serão cumpridas exclusivamente de forma presencial, em horário previamente estabelecido em comum acordo com o gestor da respectiva unidade.
Podem participar do processo seletivo estudantes devidamente matriculados na UFMG do 2° ao 7° período nos cursos de Administração, Arquivologia, Ciências do Estado, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social, Direito, Gestão Pública, Jornalismo, Letras, Publicidade e Propaganda, Relações Econômicas Internacionais e Relações Públicas. O estagiário atuará, sem formação de vínculo empregatício, no Setor de Redes e Missões da DRI.
Atribuições do estágio
O candidato selecionado realizará atendimento ao público interno e externo, via e-mail, telefone e/ou presencialmente. Também auxiliará em atividades como criação e atualização de planilhas para controle de dados, conferência e organização de documentos, elaboração de minutas, certificados, cartas, declarações e relatórios, além de outras ações de apoio administrativo às atividades do setor.
A seleção será realizada em três etapas. A primeira é a análise curricular, que ocorrerá de 14 a 22 de abril. Na sequência, de 28 a 30 de abril, serão realizadas as entrevistas e as provas escritas.
O candidato deve ter fluência oral e escrita na língua inglesa (sendo o domínio de espanhol ou de outro idioma um diferencial), conhecimento intermediário de editores de texto e de programas como Word, Excel e PowerPoint, não possuir vínculo empregatício e ter disponibilidade para desenvolver as atividades presencialmente, nas dependências da DRI, de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h.
Prova e resultado
O exame é escrito, em inglês e português, de caráter eliminatório e classificatório, e será realizado de forma presencial. As disciplinas avaliadas são interpretação da tarefa (20 pontos), domínio dos idiomas português e inglês (40 pontos), conhecimento do gênero textual (20 pontos) e conhecimento sobre internacionalização (20 pontos).
O resultado preliminar será publicado no site da DRI partir de 5 de maio, e o definitivo, após interposição de recursos, a partir do dia 11. Os candidatos classificados para formação de cadastro de reserva poderão ser convocados para assinatura do termo de compromisso de estágio, no limite das vagas existentes e daquelas que vierem a surgir, dentro do prazo de validade do edital.
Mais informações podem ser obtidas no edital. Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail missoes@dri.ufmg.br.
Mais lidos
Semana
-
Enasam-U UFMG participa de diagnóstico inédito de saúde mental nas universidades brasileiras
Pesquisa envolve estudantes e servidores de 50 instituições públicas de ensino superior de todo o país; segunda etapa vai investigar população de fora das universidades
-
Programe-se UFMG aprova calendário escolar de 2026
Principais procedimentos e datas da rotina acadêmica estão estabelecidos em resolução do Cepe
-
A sorte é da banca Grupo de Probabilidades no Futebol une ciência, divulgação e combate à desinformação
Referência nacional, projeto do Departamento de Matemática da UFMG agora investe na produção de vídeos para as redes sociais para alertar sobre os riscos das apostas digitais
-
PROCESSO SELETIVO UFMG lança edital do Seriado 2026; inscrições começam no dia 15 de junho
Provas serão realizadas nos dias 12 e 13 de dezembro; Pouso Alegre, Teófilo Otoni e Uberlândia são as novidades entre as 10 cidades que receberão o concurso
-
MÉTODOS SUBSTITUTIVOS NA PESQUISA ‘Ciência caminha para o fim do uso de animais’, prevê embaixadora de laboratório europeu de alternativas à experimentação
Doutoranda Nathalia Oliveira, da Faculdade de Farmácia, vai apresentar exemplos práticos e implicações éticas dos avanços regulatórios na área em palestra na próxima terça-feira, dia 26
Notícias por categoria
Ensino
-
Oportunidades Programa de Pós-graduação em Antropologia abre seleção para vaga de estágio não obrigatório
Bolsista vai executar atividades de apoio administrativo
-
DEED UFMG quer saber como seus estudantes se relacionam com o universo digital
Dados obtidos pela pesquisa subsidiarão o planejamento de ações na área de educação digital
-
Paleg 2026 Programa apoia propostas de qualificação de laboratórios de graduação
Iniciativa da UFMG busca estimular práticas inovadoras alinhadas às demandas contemporâneas do ensino e da formação profissional
-
Oportunidades Programa de Pós-graduação em Ciências do Esporte seleciona bolsista
Vaga pode ser disputada por estudantes de graduação de diferentes áreas
-
´Você estuda o quê' Conheça o curso de graduação em Radiologia da UFMG
Série da TV UFMG aborda formação que inaugurou o ramo das graduações tecnológicas na Universidade
Feed RSS
Receba atualizações das últimas notícias publicadas.