Diretoria de Educação a Distância seleciona coordenador de curso de extensão sobre educação inclusiva
Condução de atividades, elaboração de materiais didáticos e desenvolvimento de metodologias com o programa Universidade Aberta do Brasil são atribuições dos bolsistas
O Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação (FaE) e a Diretoria de Educação a Distância e Educação Digital (Dedd) da UFMG estão com seleção aberta para uma vaga de coordenador do curso de extensão Educação especial na perspectiva da educação inclusiva, com início previsto para março. As inscrições encerram-se em 7 de fevereiro.
Conforme estabelecido no edital, a seleção é exclusiva para docentes efetivos do quadro da UFMG, graduados em Psicologia, com titulação mínima em nível de mestrado e experiência mínima comprovada de um ano no magistério superior. Os interessados também devem estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (no caso de candidatos do sexo masculino) e ter disponibilidade para comparecer à reunião presencial com a coordenação, no campus Pampulha.
Inscrições e seleção
As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio de formulário eletrônico disponível na página do processo seletivo, ao qual devem ser anexados, em um único arquivo, os documentos listados no item 6.1 do edital, na ordem definida.
A documentação para comprovar o vínculo como docente em exercício deve ter sido emitida há até um mês. Para comprovação da experiência no magistério superior, é obrigatório que a declaração da instituição de ensino superior empregadora apresente a data de início e término da atuação.
A seleção consiste em duas etapas simultâneas: análise de currículo e da carta de intenções, ambas de caráter classificatório e eliminatório. Os critérios de avaliação estão especificados, respectivamente, nos anexos II e III do edital.
O resultado final será divulgado no dia 25 de fevereiro no site da Dedd.
Atribuições
O selecionado receberá bolsa mensal no valor de R$ 2 mil durante o período de duração do curso para carga horária de 20 horas semanais. Entre suas atribuições, o bolsista deverá coordenar, acompanhar e avaliar as atividades acadêmicas e o registro acadêmico dos alunos, integrar os grupos de trabalho para o desenvolvimento de metodologia, elaborar materiais didáticos para a modalidade a distância e zelar pelo bom andamento do curso.
Educação especial
O curso de extensão Educação especial na perspectiva da educação inclusiva é destinado, principalmente, a professores e gestores da educação básica da rede pública brasileira, que atuam em salas de aula comuns regulares ou em salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE). A formação visa aprimorar as práticas docentes destinadas à educação inclusiva por meio da apresentação de ferramentas, conteúdos e metodologias.
O curso é gratuito e tem duração de três meses, na modalidade a distância. Com oferta de 5 mil vagas, esta é a primeira turma da capacitação promovida por rede de 44 instituições públicas de ensino, no âmbito do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), sob a coordenação geral da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail dae@fae.ufmg.br.
Mais lidos
Semana
-
Geoinformação UFMG inaugura equipamentos de alto desempenho com uso de IA aplicada à cartografia
Supercomputador Soberano e Câmera Hiperespectral podem ajudar a combater o desmatamento e a mineração ilegal, a proteger fronteiras e a oferecer respostas para desastres naturais
-
Destaques Semana do Conhecimento: 79 trabalhos são premiados entre mais de 3 mil inscritos
Na solenidade de encerramento, pró-reitor de Pesquisa, Fernando Reis, falou sobre correlação entre democracia e ciência
-
Recesso Ponto facultativo do Dia do Servidor Público é transferido para sexta, dia 30
Mudança segue determinação do Ministério da Gestão e da Inovação
-
Participação Auditoria-Geral faz consulta à comunidade discente para subsidiar seu planejamento
Iniciativa visa contemplar a percepção dos estudantes sobre sua experiência na Universidade; questionário já pode ser respondido
-
SAÚDE BUCAL Professor da Odontologia é autor de obra pioneira no país sobre manutenção e controle em implantodontia
Já disponível no site da editora em pré-lançamento, livro está sendo apresentado aos pares, nesta semana, em congresso internacional
Notícias por categoria
Extensão
-
SEMANA DO CONHECIMENTO ‘UFMG nas ruas’ em Belo Horizonte é cancelado
Evento estava programado para sábado, dia 24 de outubro, na Praça da Liberdade
-
SEMANA DO CONHECIMENTO ‘UFMG nas ruas’ leva 18 projetos do campus Montes Claros ao Parque Municipal
Evento aberto ao público de todas as idades reunirá, no sábado, dia 17, ações de ensino, pesquisa e extensão
-
Envelhecimento Dia do Idoso: prevenção, diagnóstico e cuidado nas demências
Até 2050, 5,6 milhões de brasileiros com mais de 60 anos poderão vir a ser diagnosticados com essa condição; UFMG mantém ambulatórios e projeto de extensão direcionados a esse grupo etário
-
UFMG Jovem 27ª edição expõe 83 trabalhos no campus Pampulha
Projetos da educação básica serão apresentados na Praça de Serviços; feira também abrigará atividades de divulgação científica e culturais
-
INCENTIVO À LEITURA Carro-Biblioteca recebe doações de livros de grande repercussão nas redes sociais
Obras recolhidas serão disponibilizadas para as comunidades atendidas pelo programa
Feed RSS
Receba atualizações das últimas notícias publicadas.