Feira de Ciências do Norte de Minas reúne 800 estudantes no campus Montes Claros
Trabalhos que tiveram como inspiração as mudanças climáticas foram produzidos em escolas da região; alunos também visitaram ambientes do Instituto de Ciências Agrárias
Por Ana Cláudia Mendes | Cedecom UFMG Montes
Com 28 trabalhos inscritos, a Feira de Ciências do Norte de Minas Gerais e Vales do Jequitinhonha e Mucuri reuniu, no campus da UFMG em Montes Claros, as comunidades escolares de instituições de ensino do Norte de Minas para apresentação de trabalhos relacionados à temática Águas do sertão: ciência e cultura para enfrentar as mudanças climáticas.
O evento, que está em sua 12ª edição, foi realizado nesta sexta-feira, 14. “Nós estamos muito felizes porque nesta edição os desafios foram muito maiores, mas o espaço está lotado. O nosso objetivo, acredito eu, está sendo alcançado. Recebemos, pela manhã, em torno de 500 alunos. Na parte da tarde, tivemos de 300 a 450 alunos. Esperamos que esses estudantes estejam saindo daqui felizes”, disse o coordenador da Feira de Ciências, professor Charles Martins Aguilar.
A Feira de Ciências teve uma programação diversificada. Pela manhã, foi realizada a mostra científica com trabalhos desenvolvidos em instituições de ensino do Norte de Minas. A Escola Estadual Mamede Pacífico, do município de Engenheiro Navarro, trouxe dois trabalhos para o evento, entre eles A importância das áreas verdes perante as mudanças climáticas e os objetivos do desenvolvimento sustentável.
“O nosso objetivo aqui é falar um pouco sobre as áreas verdes e a importância desses espaços. Sem as áreas verdes na nossa vida, a gente não consegue viver. E também não se pode pensar só na gente, é preciso pensar no futuro, em nossos filhos, até mesmo nos nossos pais e avós. Para mim e para os meus colegas, é muito importante estar aqui mostrando esse trabalho”, afirmou a estudante Jennifer Cardoso.
Hidrogênio e reciclagem de tinta
A Escola Estadual Delfino Magalhães, de Montes Claros, também apresentou dois trabalhos. “Nós desenvolvemos um trabalho de iniciação científica com um grupo dedicado a esse processo de obtenção do hidrogênio por meio da eletrólise da água. E o nosso segundo projeto é mais para o ambiente escolar, trata da reciclagem da tinta para quadro branco. Passamos a coletar a tinta das toalhinhas usadas na limpeza do quadro branco para fazer a lavagem com álcool. A ideia é fazer com que esse álcool evapore, e a gente obtenha a tinta para ser reutilizada”, explicou Madalena Pimenta, professora do curso técnico de Química da instituição.
Além das instituições que apresentaram trabalhos, a Feira recebeu visitantes do Explora UFMG, evento que possibilita a apresentação de espaços da Universidade para escolas da educação básica previamente inscritas. De acordo com a organização da atividade, cerca de 800 estudantes participaram das visitas guiadas pelo campus. Eles passaram por laboratórios, por viveiros e pela fazenda.
Depois de visitar espaços e laboratórios da unidade acadêmica, os alunos estiveram na Feira de Ciências realizada no CAAD. Para a supervisora Lucimar Rocha, da Escola Estadual Monsenhor Gustavo, de Montes Claros, o evento foi uma grande oportunidade para que os estudantes se aproximassem do universo acadêmico. “Tendo em vista que eles precisam ampliar os horizontes em relação às diversas profissões que podem exercer, esta é uma oportunidade riquíssima. Essa visita é um marco interessante para eles, porque já começam a vivenciar no campus algo que pode vir a ser praticado em um futuro próximo”, destaca a supervisora.
Mais informações sobre o evento estão na reportagem publicada no Portal do campus Montes Claros.
Mais lidos
Semana
-
RUF UFMG é a melhor federal do Brasil em ranking do jornal Folha de S.Paulo
Universidade ocupa a terceira posição geral, com diferença de apenas 0,47 ponto em relação à segunda colocada
-
‘PESQUISE COMO UMA MENINA' Semana do Conhecimento volta seus holofotes para as trajetórias exemplares das mulheres da ciência
Evento terá mesas em que pesquisadoras da UFMG falarão de suas conquistas e dos desafios enfrentados na carreira
-
Rankings UFMG é a federal com produção científica de maior impacto em citações, diz levantamento de Stanford
Sessenta e quatro pesquisadores de 34 áreas da Universidade figuram na lista organizada em parceria com a Elsevier
-
ações afirmativas UFMG recebe inscrições para compor bancas de heteroidentificação
Seleção é aberta a docentes, técnicos e estudantes; participação em oficinas formativas é pré-requisito
-
SEMANA DO CONHECIMENTO ‘UFMG nas ruas’ em Belo Horizonte é cancelado
Evento estava programado para sábado, dia 24 de outubro, na Praça da Liberdade
Notícias por categoria
Extensão
-
SEMANA DO CONHECIMENTO ‘UFMG nas ruas’ em Belo Horizonte é cancelado
Evento estava programado para sábado, dia 24 de outubro, na Praça da Liberdade
-
SEMANA DO CONHECIMENTO ‘UFMG nas ruas’ leva 18 projetos do campus Montes Claros ao Parque Municipal
Evento aberto ao público de todas as idades reunirá, no sábado, dia 17, ações de ensino, pesquisa e extensão
-
Envelhecimento Dia do Idoso: prevenção, diagnóstico e cuidado nas demências
Até 2050, 5,6 milhões de brasileiros com mais de 60 anos poderão vir a ser diagnosticados com essa condição; UFMG mantém ambulatórios e projeto de extensão direcionados a esse grupo etário
-
UFMG Jovem 27ª edição expõe 83 trabalhos no campus Pampulha
Projetos da educação básica serão apresentados na Praça de Serviços; feira também abrigará atividades de divulgação científica e culturais
-
INCENTIVO À LEITURA Carro-Biblioteca recebe doações de livros de grande repercussão nas redes sociais
Obras recolhidas serão disponibilizadas para as comunidades atendidas pelo programa
Feed RSS
Receba atualizações das últimas notícias publicadas.