Alessandro Moreira toma posse em Brasília como reitor da UFMG
Na cerimônia realizada no Ministério da Educação nesta terça-feira, dia 26, outros sete dirigentes de Ifes foram empossados
Por Redação
O professor Alessandro Fernandes Moreira tomou posse no cargo de reitor da UFMG na noite desta terça-feira, dia 26, em cerimônia realizada na sede do Ministério da Educação, em Brasília. Dirigentes de outras sete instituições federais de ensino superior também tomaram posse na solenidade, que contou com a presença do ministro da Educação, Leonardo Barchini, do secretário de Educação Superior, Marcus Vinicius David, e de deputados federais.
Em breve pronunciamento, o reitor Alessandro Moreira lembrou o compromisso da UFMG com a sociedade por meio da extensão universitária, da geração e transferência de conhecimento e da formação de pessoas. Alessandro também defendeu uma política de permanência qualificada e falou de sua concepção ampliada de inovação que transcende a dimensão tecnológica. “Precisamos pensar projetos inovadores nos campos do ensino, da pesquisa e da extensão que tragam benefícios reais à sociedade”, discursou ele. “Viremos aqui [no MEC], sim, discutir orçamento, mas sempre em defesa da universidade pública, patrimônio do povo brasileiro”, garantiu.
O ministro Leonardo Barchini traçou um panorama das transformações no acesso ao ensino superior no Brasil, que hoje tem 25,8 milhões de pessoas com diploma universitário, número cinco vezes superior ao registrado em 2009. “Mudamos a cara, a cor e o jeito da universidade brasileira, que antes tinha uma cor única, uma só classe social e uma geografia única, pois praticamente não havia universidades no interior do país”, afirmou o ministro.
Graças à série de políticas afirmativas e de expansão adotadas pelo governo federal, como o Reuni e a Lei de Cotas, o perfil das universidades mudou com a chegada de negros, quilombolas e indígenas. “Eram pessoas que precisavam de uma pequena força do Estado. Deram-lhes uma fresta, e elas escancaram as portas da universidade brasileira”, comemorou.
Durante a cerimônia, o ministro da Educação manifestou otimismo com a tramitação, no Congresso Nacional, do Projeto de Lei Complementar (PLP) 265, que prevê a destinação do excedente da exploração do pré-sal – parcela do petróleo e gás natural produzida após a dedução dos custos de produção e do pagamento de royalties – a um fundo dedicado ao fomento da infraestrutura da educação brasileira. Os recursos serão excluídos da base de cálculo e dos limites do teto de gastos do Executivo. Caso o projeto seja aprovado, estimou o ministro Leonardo Barchini, serão gerados cerca de R$ 200 bilhões em dez anos, multiplicando por cinco o valor disponível ao MEC para investimentos – universidades e institutos federais ficariam com 15% desse montante.
Além de Alessandro Moreira, tomaram posse nesta terça os reitores Roque do Nascimento Albuquerque (Unilab), Fabrício Berton Zanchi (UFSB), Ozenice Silva dos Santos (IF Baiano), Paula Karini Dias Ferreira Amorim (IFTO), Martha Bohrer Adaime (UFSM), Sandramara Matias Chaves (UFG) e Alessandro Antonio Costa Pereira (Unifal).
Consulta
Alessandro Moreira e a vice-reitora Alamanda Kfoury compuseram a chapa UFMG acolhedora, escolhida pela comunidade universitária com 88,45% dos votos ponderados. A chapa foi a única inscrita na consulta realizada em 21 de outubro do ano passado. Alessandro encabeçou a lista tríplice formulada pelo Colégio Eleitoral e enviada ao Ministério da Educação para a escolha do novo reitor, enquanto Alamanda Kfoury encabeçou a lista tríplice para o cargo de vice-reitor.
O reitor foi nomeado em 22 de janeiro e assumiu o cargo em cerimônia de transmissão realizada no auditório da Reitoria em 18 de março. Alessandro e Alamanda cumprirão mandato até março de 2030.
Notícias relacionadas:
Institucional ‘Mais que os dons, importa o que fazemos deles’, defende Alessandro Moreira ao assumir Reitoria da UFMG
“Eu jamais esperaria estar aqui, mas penso que a vida é feita tanto de destinos quanto de escolhas. Todos temos dons, valores, mas mais importante que nossos dons e valores são as escolhas que fazemos a partir deles. Quando Sandra me convidou para ser seu vice-reitor, foi um momento de escolha [dela, minha]. Então, antes […]
Institucional Consulta à comunidade: ‘UFMG Acolhedora’ obtém 88,45% dos votos válidos ponderados
A chapa UFMG Acolhedora, formada pelos professores Alessandro Fernandes Moreira (candidato a reitor) e Alamanda Kfoury Pereira (candidata a vice-reitora) obteve 88,45% dos votos válidos ponderados na consulta à comunidade realizada nesta terça-feira, 21 de outubro. A votação, operacionalizada mais uma vez por meio do sistema eletrônico de consultas da UFMG, registrou 11,55% de votos brancos […]
Institucional Alessandro e Alamanda encabeçam listas tríplices para escolha do novo Reitorado
O professor Alessandro Fernandes Moreira, da Escola de Engenharia, encabeça a lista tríplice que será enviada ao Ministério da Educação para a escolha do(a) reitor(a) que comandará a UFMG no período 2026-2030. A composição foi definida em reunião do Colégio Eleitoral realizada nesta terça-feira, dia 4. A lista foi completada pelos professores João Alberto de Almeida, da […]
A cerimônia de posse dos oito reitores das universidades e institutos federais foi transmitida pelo canal do MEC no Youtube. Assista:
Mais lidos
Semana
-
DIA 14 DE JUNHO UFMG realiza nova edição do Domingo no Campus neste fim de semana em BH
Serão mais de 40 atividades de cultura, ciência e lazer gratuitas no campus Pampulha
-
Enasam-U UFMG participa de diagnóstico inédito de saúde mental nas universidades brasileiras
Pesquisa envolve estudantes e servidores de 50 instituições públicas de ensino superior de todo o país; segunda etapa vai investigar população de fora das universidades
-
Programe-se UFMG aprova calendário escolar de 2026
Principais procedimentos e datas da rotina acadêmica estão estabelecidos em resolução do Cepe
-
PROCESSO SELETIVO Especialização em geoprocessamento aplicado à gestão pública seleciona professores
Pós-graduação integra o programa Universidade Aberta do Brasil na UFMG; inscrições vão até o dia 16
-
Obituário Aos 92 anos, morre o professor José de Anchieta, do Departamento de Filosofia
Um dos marcos de sua carreira foi a recepção e interlocução oferecida ao filósofo francês Michel Foucault na sua vinda a Belo Horizonte em 1973
Notícias por categoria
Institucional
-
Cerimônia Rosy Mary dos Santos e Adriano Pereira Paglia assumem a diretoria do ICB
Responsável pela unidade no ciclo 2026-2030, dupla pretende 'estreitar laços' entre comunidades dos diferentes cursos do Instituto
-
Sistema de Bibliotecas Izabel Antonina e Wellington Marçal renovam mandatos como diretores da Biblioteca Universitária
Consulta pública que os reconduziu aos cargos para biênio 2026-2028 foi realizada nesta segunda-feira, 1º; a dupla compôs a única chapa inscrita na eleição
-
PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL UFMG é a maior depositante de patentes entre as universidades do país
Foram 94 inovações registradas em 2025; instituição aparece no terceiro lugar geral em ranking do INPI
-
FESTIVAL RAÍZES ANCESTRAIS Lideranças celebram identidade originária do país e criação da primeira Universidade Federal Indígena
Urgência da demarcação de territórios, combate ao racismo institucional e a força política da "bancada do cocar" também foram destacados na cerimônia, marcada por forte dimensão espiritual e afetiva
-
MOSTRA SUA UFMG Com programação diversificada, campus Pampulha abre as portas para receber 30 mil estudantes da educação básica
Palestras sobre o processo seletivo seriado, roda de conversa para professores e visitas a salas interativas de 100 cursos estão entre as atrações
Feed RSS
Receba atualizações das últimas notícias publicadas.