Voltar para o Início Ir para o rodapé
MERCADO EDITORIAL

Estão abertas as inscrições para o 3º Prêmio Jabuti Acadêmico

Wander Melo Miranda, professor emérito da Faculdade de Letras, integra o Conselho Curador desta edição

Por Ewerton Martins Ribeiro

Com Câmara Brasileira do Livro

Estatueta distribuída aos vencedores: Prêmio Jabuti Acadêmico tem 30 categorias
Foto: divulgação | CBL

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou nesta quinta-feira, 29, a 3ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico. As inscrições poderão ser feitas das 16h desta quinta-feira, 29 de janeiro, até as 18h de 19 de março. Inscrições feitas até as 18h de 27 de fevereiro terão preço especial.

As inscrições podem ser feitas pela editora, pelo autor, pelo agente literário ou por procurador devidamente constituído. A premiação prevê a participação de autores brasileiros, natos ou naturalizados, e de estrangeiros com residência permanente no Brasil.

Nesta edição, será permitida – exclusivamente em coletâneas – a participação de autores estrangeiros não residentes no país. Nesse caso, os estrangeiros não podem superar o limite de 30% do total de autores da obra. O regulamento geral do certame pode ser consultado no site da premiação.

Em linhas gerais, esse regulamento informa que podem ser inscritas obras em língua portuguesa, publicadas em primeira edição entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2025. Para concorrer, os livros precisam ter ISBN e ficha catalográfica emitidos no Brasil, atendendo às exigências legais.

O regulamento também argumenta sobre o assunto do momento, o uso da Inteligência Artificial na produção escrita de autores: “não será aceita a inscrição de livros que tenham empregado ferramentas de Inteligência Artificial, incluindo tecnologias assemelhadas e aplicações que as incorporam, em tarefas autorais”.

UFMG presente no certame
Wander Melo Miranda, professor emérito da Faculdade de Letras da UFMG, integra o Conselho Curador desta edição da premiação. Membro da Academia Mineira de Letras (AML), Wander foi diretor da Editora UFMG de 2000 a 2015. Além de Wander, o conselho conta com outros quatro docentes de universidades brasileiras.

Desde a estreia do prêmio, a UFMG tem marcado presença entre as listas de indicados e vencedores. Em 2024, dois professores da Universidade venceram o prêmio. Carlos Antônio Leite Brandão, professor da Escola de Arquitetura, venceu na categoria Arquitetura, Urbanismo, Design e Planejamento Urbano e Regional com seu livro Genealogia da cidade, publicado pela Editora UFMG.

Na categoria Medicina Veterinária, Zootecnia e Recursos Pesqueiros, Fernanda Vieira Amorim da Costa, professora da Escola de Veterinária, venceu com o livro Manual de clínica médica felina, publicado pela Editora Manole. O livro foi escrito em coautoria com Christine Martin, da Universidade de Brasília.

Naquele ano, o prêmio teve ainda outros sete finalistas vinculados à UFMG. No ano seguinte, 2025, a UFMG teve novamente vários professores entre os finalistas do prêmio.

Categorias
O Jabuti Acadêmico tem 30 categorias, divididas em dois eixos: o eixo Ciência e Cultura, com 27 categorias que contemplam os mais diferentes campos do conhecimento, e o eixo Prêmios Especiais, com as categorias “Tradução”, “Divulgação Científica” e “Ilustração e Infografia”.

Cada obra só poderá ser inscrita em uma única categoria, com exceção da categoria Ilustração e Infografia, que aceita a inscrição de títulos que também estejam participando de outras categorias de qualquer eixo. Além da tradicional estatueta do quelônio, os autores vencedores recebem um prêmio de R$ 5 mil.

Criado em 2024, o Jabuti Acadêmico reconhece a excelência da produção de livros acadêmicos, científicos, técnicos, profissionais e didáticos nacionais. Para mais informações sobre as inscrições, as categorias e os critérios do prêmio, visite o site oficial em www.premiojabuti.com.br/academico.

Mais lidos

Semana

Notícias por categoria

Escolha a categoria:
Notícias Externas