Voltar para o Início Ir para o rodapé
Nasmee

Escola de Enfermagem inaugura núcleo de acolhimento em saúde mental

Estrutura tem espaço físico próprio e se soma a ambientes de convivência espalhados em todos os andares do prédio, no campus Saúde

Por Rosânia Felipe | Escola de Enfermagem

Professoras Licínia Correa e Elisângela Chaves, da Prae, em conversa com estudantes no espaço de convivência
Foto: Rosânia Felipe | Escola de Enfermagem

A Escola de Enfermagem implantou nesta quarta-feira, 24 de setembro, o seu Núcleo de Acolhimento em Saúde Mental (Nasmee), que vai integrar a estrutura organizacional da Unidade, assessorando a Diretoria em assuntos relativos a questões pedagógicas e psicossociais que afetam a comunidade, individual ou coletivamente.

Trata-se de uma assessoria em saúde mental para acolhimento das demandas da Unidade e encaminhamento de acordo com os fluxos institucionais da UFMG e da Comissão Permanente de Saúde Mental (CPSM). O espaço de atendimento está instalado na sala 203, ao lado da Seção de Ensino. Além disso, foram inaugurados, em todos andares da Unidade, espaços de convivência que visam promover a interação de estudantes, professores, servidores técnico-administrativos e profissionais terceirizados.

O evento contou com a presença da comunidade acadêmica da Escola de Enfermagem, da pró-reitora de Assuntos Estudantis,  Licínia Maria Correa, da diretora de Políticas de Ações Afirmativas da UFMG, Elisângela Chaves, e dos servidores do Departamento de Manutenção e Operação da Infraestrutura (Demai) e da Divisão de Áreas Verdes (DAV).

Defesa da vida
Durante o evento, a pró-reitora Licínia Correa disse que acompanhou de perto o processo de construção desse espaço. “É uma forma de acolhimento, algo [uma mensagem] que essa unidade acadêmica passa para todas as outras, uma sensibilidade poucas vezes vista”, elogiou.

A diretora da Escola de Enfermagem, professora Sônia Maria Soares, ressaltou que a criação do Núcleo é um passo muito importante para fortalecer a instituição. “É, acima de tudo, uma manifestação que reforça o compromisso da Escola de Enfermagem com a defesa da vida, com a atenção à saúde, com as questões que envolvem a promoção da saúde mental, principalmente no que tange ao favorecimento do nosso bem-estar”, pontuou.

Detalhes do funcionamento do Núcleo estão descritos em reportagem publicada no site da Escola de Enfermagem.

Categoria: Saúde

Mais lidos

Semana

Notícias por categoria

Escolha a categoria:
Saúde