Ir para a ufmg Início do site Ir para a Busca Contraste Ir para o Menu

Debates

REGRAS PARA A CONDUÇÃO DOS DEBATES DA COMUNIDADE COM A CHAPA ÚNICA AO REITORADO DA UFMG

I. Em atendimento ao Regulamento do processo de Consulta à Comunidade Universitária para escolha de Reitor(a) e Vice-reitor(a), aprovado pelo Conselho Universitário em 12 de agosto de 2021, a Comissão Eleitoral agendou os seguintes dias e horários para os debates:

a) DIA: 20 de outubro de 2021 – Quarta-feira
HORÁRIO: 9 às 11 horas

b) DIA: 27 de outubro de 2021 – Quarta-feira
HORÁRIO: 17 às 19 horas

c) DIA: 03 de novembro de 2021 – Quarta-feira
HORÁRIO: 19 às 21 horas

II. Os debates serão realizados de forma remota e serão transmitidos por meio da plataforma Youtube da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), no seguinte endereço eletrônico: https://www.youtube.com/cacufmg, onde as gravações ficarão disponíveis.

III. Os debates devem ser pautados pelos princípios de ética e pelo decoro acadêmico.

IV. Cada debate será coordenado por um mediador indicado pela Comissão Eleitoral.

V. O mediador terá amplos poderes para intervir na condução dos trabalhos, podendo fazer os encaminhamentos que julgar apropriados.

VI. Nos debates, a participação da comunidade se dará por meio de perguntas previamente encaminhadas ao e-mail da Comissão Eleitoral (comissaoeleitoral2021@ufmg.br) ou apresentadas durante o evento, pelo bate-papo (chat) da plataforma Youtube. O envio das perguntas por e-mail deve ser realizado até 24 horas antes de cada debate.

VII. O debate será realizado em quatro blocos:

1º Bloco: Abertura do debate pelo mediador, com a chamada dos candidatos à Reitora e Vice-reitor e apresentação das regras estabelecidas (máximo de 10 minutos).

2º Bloco. Exposição, pelos candidatos, de suas propostas (até 30 minutos). Neste bloco será facultado o compartilhamento de arquivos em tela.

3º Bloco: Interação dos candidatos com os participantes por meio das perguntas encaminhadas previamente ao e-mail da Comissão Eleitoral (comissaoeleitoral2021@ufmg.br) e pelo bate-papo (chat) da plataforma Youtube.

Representantes da Comissão Eleitoral irão receber as perguntas e repassá-las ao mediador do debate. Questões com conteúdo idêntico ou similar a outras já respondidas poderão ser descartadas, de modo a permitir que mais perguntas possam ser apresentadas aos candidatos.

O mediador do debate lerá cada pergunta (máximo de um minuto) e os candidatos terão, no máximo, quatro minutos para a resposta.

Ao final do tempo destinado a este bloco, todas as perguntas formuladas pelos participantes por meio do bate-papo (chat) da plataforma Youtube, e não respondidas no debate, poderão ser enviadas ao e-mail da Comissão Eleitoral (comissaoeleitoral2021@ufmg.br) para que sejam entregues à chapa.

Este bloco deve se encerrar 15 minutos antes do término previsto do debate.

4º bloco: Considerações finais (até 15 minutos). O mediador concederá a palavra à chapa para as suas considerações finais.

Belo Horizonte, 20 de setembro de 2021

Comissão Eleitoral