Evento, realizado nos dias 5 e 6, foi marcado pela apresentação de projetos e atribuições de diretoria criada em abril para enfrentar os desafios impostos pela crescente demanda na área
A diretora Wilma Macagnan Carvalho ao lado dos pró-reitores Glaucinei Corrêa (Extensão), Isabela Pordeus (Pós-graduação), Bruno Teixeira (Graduação) e Jacqueline Takahashi (adjunta de Pesquisa): planos para ofertar novos cursos de graduação, especialização e extensão a distância a partir de 2025. Foto: Carolina Vilhena | Dedd UFMG
A Diretoria de Educação a Distância e Educação Digital da UFMG (Dedd/UFMG) promoveu, nos dias 5 e 6 de novembro, a primeira edição do Workshop de Educação a Distância e Educação Digital (Wedd). O evento foi realizado de forma presencial no Auditório I da Faculdade de Ciências Econômicas (Face/UFMG), no campus Pampulha, e on-line, com transmissão ao vivo pelo canal da Dedd no YouTube.
A mesa de abertura contou com a participação do pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira, representando a reitora Sandra Regina Goulart Almeida; da diretora da Face, Kely César de Paiva, e das professoras Vilma Macagnan Carvalho, diretora de Educação a Distância e Educação Digital da Universidade, e Ana Carolina Correia Almeida, diretora adjunta.
Bruno Teixeira destacou a importância da instituição da nova diretoria pelo Conselho Universitário, em abril deste ano, como órgão auxiliar da Reitoria, com a atribuição, entre outras, de fomentar discussões sobre a construção da Política de Educação a Distância e Educação Digital para a UFMG e promover, em parcerias com outras unidades, iniciativas nessas áreas.
A instituição da Política Nacional de Educação Digital, em janeiro de 2023, e o aumento da procura por cursos a distância no país foram outros fatores que contribuíram para a transformação do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed/UFMG) em Dedd, de acordo com o pró-reitor de Graduação, que também citou a oferta de graduações a distância pela Universidade como aspecto que influenciou a decisão.
“A UFMG tem ampliado a oportunidade de ofertar cursos de pós-graduação e de extensão a distância, com o apoio da Dedd, mas a graduação ainda é muito dependente do programa UAB. Precisamos refletir sobre a construção de uma política institucional que possibilite a oferta de cursos de graduação a distância de forma regular pela UFMG, com todos os desafios que isso representa”, avaliou.
O professor propôs, ainda, a reflexão sobre a possibilidade de ofertar, nos próximos anos, cursos híbridos, nos quais os estudantes realizariam atividades presenciais, em alguns dias, e atividades a distância, nos outros. A medida beneficiaria, principalmente, estudantes que residem em municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte – dois a cada três discentes, segundo o pró-reitor.
Teixeira também citou a chamada interna 2/2024 que distribuirá recursos do Fundo Fundep para projetos de educação digital e as discussões sobre o uso de novas tecnologias, como a inteligência artificial nas atividades acadêmicas, iniciativas mais recentes promovidas pela Universidade para fortalecimento da modalidade.
Para a diretora da Face, Kely César de Paiva, os aspectos práticos para a viabilização das propostas para EaD e educação digital na Universidade também precisavam ser considerados. “Deixo meus votos de que essas reflexões sejam pensadas do ponto de vista conceitual, mas também do pragmático: o que fazer, como fazer, como capacitar as pessoas envolvidas, tanto técnicos quanto os docentes que atuarão nesses projetos”, sugeriu.
Passado e futuro
Relembrando que a UFMG oferta cursos a distância há 25 anos, com a adesão a programas como o Veredas e o Pró-Licenciatura, e as primeiras discussões sobre a implantação do programa UAB na Universidade, a diretora da Dedd, Vilma Lucia Macagnan Carvalho, ressaltou a relevância do workshop para apresentar a nova diretoria e suas atividades. “Após a criação da Dedd, percebemos uma importância ainda maior de promover um evento para proporcionar a divulgação dessa nova diretoria à comunidade acadêmica, especialmente para os professores recém-chegados à UFMG, que não conheceram o Caed”, explicou.
Vilma Macagnan Carvalho apresentou os projetos em andamento e os que serão desenvolvidos pela unidade, como a oferta de quatro graduações e cinco especializações a distância, por meio do programa Universidade Aberta do Brasil, a partir de 2025, e a oferta de cinco cursos de extensão, on-line e gratuitos, sobre temas relacionados à educação digital, com previsão de lançamento em março do próximo ano.
Ela citou ainda a criação do Conselho Consultivo da Dedd, que conta com representantes das pró-reitorias acadêmicas, e a participação da Diretoria na Comissão Permanente de Inteligência Artificial da UFMG, inserções que ampliam suas conexões com outras instâncias da Universidade.
Ana Carolina Correia Almeida, diretora adjunta de Educação a Distância e Educação Digital, vê a primeira edição do Wedd como ponto de partida para novas ideias e colaborações que possam impulsionar essas atividades de ensino na UFMG. “A educação a distância e a educação digital só se fortalecem quando trabalhamos em conjunto. Ao unirmos nossos esforços, podemos superar desafios, compartilhar experiências e construir um futuro promissor para a educação”, projetou.
José Moran, da USP, traçou panorama da EaD no ensino superior Foto: Carolina Vilhena | Dedd UFMG