A Diretoria de Educação a Distância e Educação Digital (DEDD/UFMG) promoverá, a partir de janeiro de 2025, o projeto Cursos de Verão Laboratório DEDD, uma iniciativa inovadora que busca capacitar professores da UFMG no uso de tecnologias digitais avançadas. O projeto responde à crescente demanda por competências digitais na educação superior, alinhando-se à Política Nacional de Educação Digital (PNED).

O objetivo central é formar professores capazes de integrar o letramento digital, a aprendizagem baseada em tecnologias e o pensamento computacional em suas práticas docentes. Por meio da oferta de três cursos práticos de curta duração, buscamos aprimorar o desempenho docente e, consequentemente, impactar positivamente os estudantes.

Os cursos oferecidos promovem a inovação, a pesquisa e o desenvolvimento de soluções inclusivas no campo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), consolidando a UFMG como referência em educação digital.

Estrutura do projeto

Os módulos são estruturados como minicursos independentes, cada um com carga horária total de 15 horas, divididas entre encontros presenciais e atividades assíncronas. Cada módulo oferece oito vagas, garantindo uma experiência mais personalizada e produtiva para os participantes. Os professores podem optar por se inscrever em todos os módulos ou apenas naqueles que melhor atendam às suas necessidades e interesses. Ao concluir cada módulo, o participante recebe um certificado temático, destacando sua competência no tema abordado.

Competências desenvolvidas

Os participantes terão a oportunidade de:

  • atualizar competências competências essenciais no uso de recurso digitais
  • inovar suas práticas pedagógicas
  • atuar como protagonistas na transformação da educação digital na UFMG

Inscrições 

As inscrições serão realizadas do dia 6 a 8 de janeiro, por formulário eletrônico ativo exclusivamente durante o período. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.

Os interessados poderão se inscrever em mais de um módulo.

Conheça os módulos ofertados pelo projeto.

Objetivo: Ensinar habilidades práticas para gravar, editar e publicar videoaulas e podcasts, diversificando métodos de ensino.

Conteúdo 

  • Técnicas de gravação de videoaulas
  • Edição de vídeos para ensino
  • Produção de podcasts: roteiro e gravação
  • Uso de webconferências e transmissões ao vivo pelo YouTube

 

Carga horária: 15 horas (4 encontros presenciais + atividades assíncronas)

Período: 27 a 30 de janeiro, das 10h às 12h

Objetivo: Demonstrar o uso avançado do Moodle para planejar, organizar e acompanhar disciplinas de forma mais eficaz.

Conteúdo

  • Organização e formatação de disciplinas
  • Backup e exportação de conteúdo para novas turmas
  • Uso de recursos interativos no Moodle
  • Aplicação de atividades do Moodle

 

Carga horária: 15 horas (5 encontros presenciais + atividades assíncronas)

Período: 10 a 13 de fevereiro, das 14h às 16h

Local: Unidade Administrativa 3, sala 115, campus Pampulha.

Informações sobre acesso: ramais 5526 e 3224.