A DEDD/UFMG oferta cursos de extensão com noções básicas sobre temas ligados à educação digital, em resposta à demanda da comunidade acadêmica e do público externo por capacitações sobre as novas tecnologias e
As chamadas, que costumam ser semestrais, são regidas por editais próprios, e as vagas preenchidas por ordem de inscrição.
Para saber se há seleções abertas, acesse o menu Processos Seletivos (Editais).
Letramento Digital
O curso “Letramento Digital” abordará o conceito de letramento e letramentos múltiplos, com foco especial nos ambientes digitais, para apoiar professores e estudantes de todas as áreas da educação, desde a educação infantil até o ensino superior, a navegar, interagir e ensinar no mundo digital com confiança. A formação tem também o objetivo auxiliar os docentes para auxiliar seus alunos a se tornarem cidadãos digitais conscientes.
O conteúdo será dividido em quatro unidades temáticas, com lições teóricas, atividades práticas e recursos interativos para facilitar a compreensão dos principais conceitos trabalhados.
1. Fundamentos do Letramento e Letramentos Múltiplos: diferentes formas de letramento se conectam e influenciam nossa compreensão do mundo digital.
2. O Digital e a Sociedade Contemporânea: modos como a tecnologia transforma nossa vida, cultura e educação.
3. Leitura, Consumo e Produção Crítica de Gêneros Digitais: avaliação e produção de conteúdos digitais de forma crítica.
4. Letramentos Digitais na Educação: aplicação dessas práticas no ensino e produzir conteúdo de maneira ética e inovadora.
Carga horária: 30 horas
Prazo para conclusão: até 60 dias contados a partir da matrícula.
Avaliação e aprovação: ao final de cada unidade, há um questionário avaliativo com perguntas de múltipla escolha, cujo objetivo é reforçar os principais pontos abordados. Para ser aprovado, o cursista deverá alcançar aproveitamento mínimo de 60% no somatório dos questionários avaliativos ao longo do curso. O certificado será emitido automaticamente após a finalização de todas as atividades e o cumprimento dos critérios de avaliação.
Conheça melhor a proposta do curso assistindo ao vídeo de apresentação abaixo.
Cidadania Digital: Desenvolvimento de Comportamentos Responsáveis e Éticos no Ambiente Digital
O curso “Cidadania Digital: Desenvolvimento de Comportamentos Responsáveis e Éticos no Ambiente Digital” tem o objetivo de capacitar os cursistas para compreender e aplicar os princípios da cidadania digital e a agir com ética, segurança e responsabilidade no mundo online, promovendo um espaço mais seguro, inclusivo e democrático para todos.
O conteúdo será distribuído em quatro unidades, que incluem noções teóricas, atividades práticas e recursos interativos para facilitar a compreensão dos principais conceitos trabalhados.
- Os fundamentos da cidadania digital e seu impacto na sociedade;
- Privacidade, segurança e estratégias para prevenir e combater a violência online;
- O direito à informação e a importância do combate às fake news;
- Inclusão digital, participação cidadã e fortalecimento da democracia por meio das tecnologias digitais.
Carga horária: 30 horas
Prazo para conclusão: até 60 dias contados a partir da matrícula.
Avaliação e aprovação: ao final de cada unidade, há um questionário avaliativo com perguntas de múltipla escolha, cujo objetivo é reforçar os principais pontos abordados. Para ser aprovado, o cursista deverá alcançar aproveitamento mínimo de 60% no somatório dos questionários avaliativos ao longo do curso. O certificado será emitido automaticamente após a finalização de todas as atividades e o cumprimento dos critérios de avaliação.
Conheça melhor a proposta do curso assistindo ao vídeo de apresentação abaixo.
Fundamentos da Educação Digital
O curso “Fundamentos da Educação Digital” tem o propósito de capacitar os professores e alunos para dominar as habilidades necessárias para explorar, ao máximo, o potencial das ferramentas digitais no processo de ensino e aprendizagem.
Ao final da formação, o cursista deverá ser capaz de definir os fundamentos da educação digital, de analisar o contexto histórico e as políticas públicas de inclusão digital no Brasil, de identificar os desafios e as potencialidades das tecnologias digitais na educação e de atuar como agente de mudança na implementação de práticas pedagógicas inovadoras.
O conteúdo do curso é organizado em cinco unidades, com a apresentação de noções teóricas e questionários avaliativos para fixação dos conceitos trabalhados.
1. A educação digital em perspectiva: seus fundamentos e conceitos principais.
2. Uma jornada histórica da educação digital no Brasil: políticas e avanços ao longo do tempo.
3. O marco legal da educação digital: entendendo a Política Nacional de Educação Digital (PNED).
4. A educação digital escolar: práticas e estratégias para o dia a dia nas escolas.
5. O papel dos sujeitos na educação digital: professores, alunos e gestores como agentes de transformação.
Carga horária: 30 horas
Prazo para conclusão: até 60 dias contados a partir da matrícula.
Avaliação e aprovação: ao final de cada unidade, há um questionário avaliativo com perguntas de múltipla escolha, cujo objetivo é reforçar os principais pontos abordados. Para ser aprovado, o cursista deverá alcançar aproveitamento mínimo de 60% no somatório dos questionários avaliativos ao longo do curso. O certificado será emitido automaticamente após a finalização de todas as atividades e o cumprimento dos critérios de avaliação.
Conheça melhor a proposta do curso assistindo ao vídeo de apresentação abaixo.