Até o dia 17 de janeiro, estão abertas as inscrições para o curso de extensão em “Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”, oferecido pela UFMG, por meio do programa Universidade Aberta do Brasil, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A iniciativa é coordenada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, responsável pelo desenvolvimento da formação.
As aulas, ministradas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Capes, têm início previsto para março e duração de três meses. Gratuito e inteiramente a distância, o curso é voltado, prioritariamente, a professores e gestores da Educação Básica da rede pública do estado de Minas Gerais que atuam em salas de aula comuns regulares e/ou em salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Excepcionalmente, também poderão se inscrever professores e gestores da Educação Básica da rede privada do estado de Minas Gerais que atuem em sala de aula ou em AEE e/ou profissionais da área de Educação Básica mineiras que não estejam atuando em sala de aula.
As inscrições deverão ser feitas, até as 17h do dia 17 de janeiro, por meio de formulário eletrônico disponível na página da Diretoria de Educação a Distância e Educação Digital (Dedd/UFMG), ao qual deverão ser anexadas cópias do documento de identidade e do CPF; comprovante de atuação como professor da Educação Básica, da rede pública, privada ou que não estejam atuando como docente.
A comprovação do vínculo como professor poderá ser feita por meio da cópia da carteira de trabalho, contracheque ou declaração da instituição empregadora, constando o dia, mês e o ano e término da atividade, obrigatoriamente.
Os documentos devem ser reunidos num único arquivo em PDF, com até 25MB, conforme edital de seleção.
Capacitação
O curso tem o objetivo de capacitar professores da Educação Básica, que atuam em salas de aula comuns regulares e/ou em salas de AEE, para desenvolver concepções e práticas pedagógicas aos princípios das políticas de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, visando atender às demandas coletivas e às particularidades dos estudantes.
A formação será oferecida totalmente a distância, ou seja 100% on-line, e terá carga horária total de 120 horas, distribuídas em quatro módulos, com os temas:
- Direitos Humanos, Diversidade e Educação Inclusiva
- Desenvolvimento Humano, Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Educação Inclusiva
- Currículo, Tecnologias e Práticas Pedagógicas Inclusivas e
- Práticas, Recursos e Materiais Pedagógicos Inclusivos na Escola
Informações: dae@fae.ufmg.br.