Terminaram, nesta quinta-feira, 30, as capacitações ofertadas em janeiro pelo projeto “Cursos de Verão Laboratório DEDD”: “Design e Criação de Materiais Interativos no Moodle”, entre os dias 20 e 23, e “Criação e Edição de Conteúdos Multimídias: Videoaulas e Podcasts”, de 27 a 30. A terceira e última capacitação, “Explorando o Moodle: Recursos e Estratégias para Potencializar suas disciplinas”, será ministrada entre os dias 10 e 13 de fevereiro.
As formações, essencialmente práticas, tiveram o objetivo de contribuir para o aprimoramento do trabalho de professores da UFMG, por meio da incorporação do letramento digital, da aprendizagem baseada em tecnologias e do pensamento computacional das práticas docentes.
Em formato híbrido, com quatro encontros presenciais e atividades virtuais, os cursos foram ministrados por Thiago Belchior, do setor de Tecnologia da Informação da DEDD, que avaliou essa primeira experiência positivamente. “Tive um retorno muito bom dos professores. O objetivo foi pensar a produção de recursos de acordo com a realidade deles. Optamos por um formato mais interativo, com maior participação da turma e foco nas necessidades dos cursistas.”
Mestre em Educação Tecnológica e Sociedade pelo programa Promestre (Mestrado Profissional em Educação) da Faculdade de Educação da UFMG, Thiago destacou a importância da iniciativa para difundir o uso de recursos digitais e estimular o surgimento de uma cultura digital na instituição. “Lidando com os professores, a gente percebe que eles têm interesse, mas ainda têm dúvidas sobre ferramentas básicas do Moodle, por exemplo. As capacitações são uma chance para eles conhecerem melhor a plataforma e outros recursos.”
Erika Leon, da Escola de Enfermagem, é uma das docentes que se matriculou nos dois cursos motivada pelo interesse em saber mais sobre ambiente de aprendizagem virtual e de se relacionar melhor com essa nova geração de estudantes, composta quase integralmente por nativos digitais. “Temos um número grande de alunos que utilizam muito a tecnologia e, por isso, precisamos nos atualizar quanto às ferramentas que possam nos conectar a eles”, conta a professora, que recomendou o curso a seus colegas. “Acho que o pessoal deveria aproveitar essa oportunidade, até mesmo para conhecer as possibilidades da educação digital e a DEDD, que eu não conhecia.”
A missão de oferecer conteúdos comuns aos estudantes dos cursos de engenharia foi o que levou a professora Ana Liddy Cenni, da Escola de Engenharia, a buscar as capacitações oferecidas pela DEDD.
Coordenadora da graduação em Engenharia de Sistemas e presidente do Conselho de Coordenadores de Cursos de Graduação da Escola de Engenharia da UFMG desde 2022, ela será responsável por propor meios para trabalhar conteúdos sobre desenho universal e prevenção a incêndios para o ciclo básico de todas as graduações da área, tarefa que ela pretende executar com o auxílio da equipe da unidade.
“As capacitações me ajudaram a conhecer o básico, o que é fundamental para saber o que é necessário e como preparar o conteúdo para produzir material para a educação a distância. Foi uma experiência excelente! O Thiago é muito didático e dedicado”, avalia. Além das disciplinas para as engenharias, a docente programa desenvolver um curso de extensão para certificação internacional em Sistemas de Informação, também em parceria com a DEDD.
Professora do curso de Psicologia, Emmi Myotin ainda não oferece disciplinas a distância, mas se matriculou nas duas formações para se preparar para fazê-lo. “Nós realmente precisamos nos alfabetizar na educação digital porque a nossa formação como docentes não contemplou isso”, afirmou. Na sua opinião, a experiência valeu a pena. “O Thiago é ótimo! Ele conseguiu adaptar o conteúdo a uma média para os diferentes perfis dos alunos e apresentá-lo pensando no ponto de vista do professor, nas nossas necessidades ao preparar esses recursos ”, afirmou.
Foto: Carolina Vilhena/DEDD UFMG