A diretora de EaD e professora do Instituto de GeoCiências da UFMG, Vilma Lúcia Macagnan Carvalho, foi uma das agraciadas com a Medalha da Inconfidência em 2023. Outros cinco docentes da Universidade receberam a condecoração.

A honraria, conferida a personalidades que contribuíram com a projeção e valorização de Minas Gerais, foi entregue pelo governador do estado, Romeu Zema, em cerimônia sediada na cidade de Ouro Preto, no dia 21, última sexta-feira.

Instituída pela Lei nº 882, a Medalha é concedida nos graus de Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.

São Paulo – Minas

Nascida no município de Osvaldo Cruz, no interior de São Paulo, Vilma destaca o sentimento de receber uma honraria fortemente associada a tradições mineiras. “Apesar de paulista, posso dizer que, depois de todo esse tempo, já me sinto mineira. Estou muito honrada por receber a medalha, não apenas por tudo o que representa, mas também porque a recebi devido ao meu trabalho na UFMG, que se tornou minha casa há quase 25 anos”.

Vilma é bacharel e licenciada em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, instituição pela qual obteve seu mestrado, em 1990, e seu doutorado, em 2000.

Entre 1985 e 1997, atuou como professora de Geografia da rede estadual de ensino de São Paulo, quando se mudou para Belo Horizonte, ao se tornar docente do Instituto de GeoCiências, na UFMG.

Com interesse em temas como uso do solo e qualidade ambiental, morfologia de solos e dinâmica geoambiental em trópico úmido, Vilma tem contribuído para a formação de geógrafos e professores de geografia e para a compreensão das características geográficas do estado, por meio de pesquisas como “Geodinâmica ambiental do norte de Minas Gerais”, “Morfodinâmica e evolução do revelo no Espinhaço Meridional”, desenvolvida na porção mineira Serra do Espinhaço, e “Uso do Solo e Qualidade Ambiental na Região Metropolitana de Belo Horizonte”.

Foto: Gil Leornardi/Agência Minas