Graduados em Pedagogia ou em Educação Especial ou licenciados em qualquer área de conhecimento poderão se inscrever, até 4/8, na seleção para tutores da especialização em Educação Especial, ofertado pela Faculdade de Educação com apoio da DEDD e fomento da UAB. 

O processo ofertará seis vagas: quatro são destinadas para modalidade de ampla concorrência e as outras duas, reservadas para negros, pardos, indígenas, pessoas com deficiência, pessoas transgênero e travesti, conforme item 2.2 do edital de seleção

Os selecionados atuarão nos polos de Araçuaí, Barroso, Congonhas, Sabará e Sete Lagoas e receberão bolsa de R$ 1.100 pelo período em que durarem os cursos. Eles serão responsáveis por desempenhar tarefas como mediar a comunicação de conteúdos entre professores e cursistas, acompanhar as atividades discentes, apoiar o professor da disciplina no desenvolvimento das atividades docentes, dentre outras listadas no item 3 do edital de seleção. 

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pelo formulário eletrônico disponível na página do processo seletivo, ao qual deve ser anexada a documentação listada no item 7 do edital, em dois arquivos, em formato PDF, com até 25MB cada, conforme orientações no item 7.1. Os candidatos devem ficar atentos aos critérios apresentados no item 7.2 para que cada documento seja aceito pela comissão responsável pela seleção. 

Perfil 

Além da formação exigida pelo Anexo I do edital, os candidatos devem ter disponibilidade para cumprir carga horária de 20 horas semanais, inclusive aos sábados, e para comparecer aos polos de apoio presencial quando necessário, para as atividades de tutoria, e residir comprovadamente em Minas Gerais. 

A avaliação dos inscritos será baseada na análise da documentação submetida no ato da inscrição e considerará os critérios e a distribuição de pontos elencados pelo Anexo II do edital que rege o processo. 

A aprovação no processo seletivo não garante o início imediato das atividades, uma vez que a convocação é condicionada ao provimento de bolsa por parte da UAB/Capes e a necessidade de tutores pelos cursos. 

O resultado preliminar será divulgado na página do processo seletivo no dia 19 de agosto e o final, no dia 26, após prazo para interposição de recursos. 

As notas dos candidatos serão divulgadas em duas listas: uma com os inscritos que escolherem a modalidade de ampla concorrência e uma segunda, com aqueles que optaram pela reserva de vagas. 

As convocações, que serão divulgadas na página do processo seletivo, na ordem indicada pelo 9.5 do edital de seleção.

Informações: ufmg.educacaoespecial@gmail.com

Imagem: Pixabay