Selecionados atuarão nos polos de Araçuaí, Conselheiro Lafaiete, Lavras, Sabará e Sete Lagoas
Até o dia 21 de maio, a especialização em Geoprocessamento Aplicado à Gestão Territorial, curso gratuito e semipresencial ofertado pela UAB na UFMG, recebe inscrições para o preenchimento de seis vagas para tutores presenciais, quatro para ampla concorrência e duas, para negros, pardos, indígenas, pessoas com deficiência, pessoas transgênero e travesti, conforme item 2.2 do edital de seleção.
Os selecionados atuarão nos polos de Araçuaí, Conselheiro Lafaiete, Lavras, Sabará e Sete Lagoas, municípios contemplados nesta oferta contarão com bolsa no valor de R$ 1.100 mensais, pelo período de duração do curso.
A seleção é aberta para residentes em Minas Gerais, graduados na área de agronomia, engenharia florestal, engenharia cartográfica e agrimensura, engenharia ambiental, engenharia agrícola, geologia, engenharia geológica e geografia, com disponibilidade para dedicar 20 horas semanais às atribuições listadas no item 3 do edital, conforme as exigências do curso e as necessidades dos alunos, inclusive aos sábados.
Os candidatos deverão arcar com as despesas para deslocamento até os polos, por isso recomenda-se que eles residam no próprio município escolhido para atuação ou em região próxima. As inscrições são vedadas a estagiários dos projetos dos cursos da UAB na UFMG e a alunos da especialização em Geoprocessamento Aplicado à Gestão Territorial matriculados nesta turma.
Inscrições e avaliação
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até as 23h59 do dia 21 de maio, exclusivamente por meio de formulário eletrônico disponível na página do processo seletivo, ao qual deverão ser anexados os documentos listados no item 7.1 do edital de seleção, organizados em dois arquivos, ambos em formato PDF e com até 25 MB cada.
O primeiro arquivo deve incluir documento que comprove o cumprimento do requisito básico para concorrer às vagas: graduação na área de Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia Cartográfica e Agrimensura, Engenharia Ambiental, Engenharia Agrícola, Geologia, Engenharia Geológica ou Geografia.
Já no segundo devem estar inclusos: a) cópia do documento de identificação oficial com foto válido em todo território nacional; b) comprovante de residência no estado de Minas Gerais e c) comprovantes de atividades pontuadas, conforme redação do Anexo II atualizada pelo ato de retificação publicado no dia 9 de maio, que também atualiza as pontuações atribuídas a cada um dos critérios considerados.
Os candidatos deverão optar pela modalidade de seleção à qual gostaria de concorrer: reserva de vagas ou ampla concorrência. Aqueles que optarem pela reserva de vagas concorrerão concomitantemente àquelas destinadas à ampla concorrência.
A aprovação no processo seletivo não garante o início imediato das atividades, uma vez que a convocação é condicionada ao provimento de bolsa por parte da UAB/Capes e a necessidade de tutores pelos cursos.
Resultados e convocações
O resultado preliminar será publicado na página do processo seletivo no dia 3 de junho, e o final, após prazo para interposição de recursos, no dia 10 do mesmo mês.
As notas dos candidatos serão divulgadas em duas listas: uma com os inscritos que escolherem a modalidade de ampla concorrência e uma segunda, com aqueles que optaram pela reserva de vagas.
As convocações, que serão divulgadas na página do processo seletivo, na ordem indicada pelo 8.5 do edital de seleção.
Imagem: Pixabay